Quinta-feira, 19 de Agosto de 2010
Tiago Moreira Ramalho

Passar férias no Portugal Rural implica certas cedências que a confortável vida suburbana evita. Uma delas é assistir de sorriso amarelo, que o agrado, quando não é genuíno, deve ser fingido, à programação dos canais de sinal aberto. Ora sucede que, de manhã, e eu hoje acordei de manhã, a menos que tenhamos um jornal, que não se vende por cá, ou um livro ao lado, apenas podemos optar entre os três programas do Goucha e os desenhos animados de má qualidade da RTP2 – se fossem de boa qualidade, vê-los-ia. Livro ao lado até tinha, mas a vontade era pouca, então acabei a refastelar-me na cama a assistir a um desses programas do Goucha, que, no caso, era apresentado por uma senhora grávida e um senhor careca. A determinada altura, mesmo antes de ir à retrete, o que me pareceu uma providencial coincidência, chega ao programa, a seguir à gritaria da dupla apresentadeira, a menina Ana Malhoa, senhorita que me divertiu nos tempos do Buéréré – sabes que começou no «a» – e que foi elogiada pelo apresentador careca por, entre outras coisas, não ter papas na língua. Fazia vinte e cinco anos de carreira – qual era a carreira não disseram – e, à conta disso, fez um documentário sobre si própria a que chamou, porque aquela cabecinha é um poço de subtileza, «Sexy – a História da Ana Malhoa». Havia choradeira, cantarolice, fatos apertados e botas gigantes. Uma obra digna de Óscar. Finda a apresentação do «documentário», a senhora grávida toca no assunto que mais arrelia Ana Malhoa: a reacção dos críticos. Valha-nos Deus, que a Ana passou-se logo. Irritava-a a ignorância de quem fala mal do seu trabalho sem o conhecer, dessas más-línguas que não compreendem as maravilhas que ela vomita em fatiotas de napa. Pronto, pronto, lá a acalmaram dando-lhe o docinho: um momento musical todo ele em play-back. Toda sorrisinhos, lá se levantou – ou alevantou, como preferir – a Ana e foi pular para o palcozinho. A seguir, o céu. O poema era de génio – para os padrões actuais – e a voz angelical – tão angelical como a de um barman de cinquenta anos. Despreocupada, ela continuava, a dizer aquelas coisas todas, provavelmente sobre alguém que lhe meteu a cornamenta ou alguém a quem ela a meteu, não interessa para o caso. O que interessa é que quando desliguei a televisão, para finalmente ir à retrete, dei por mim a pensar que o senhor apresentador careca, além de ter pouco do lado de fora da cabeça, também tem pouco do lado de dentro. É que mais valia que a Aninha tivesse mais papas na língua, que assim sempre se poupavam uns decibéis para as gerações futuras.


5 comentários:
De PALAVROSSAVRVS REX a 19 de Agosto de 2010 às 18:55
Eu, Tiago, pessoalmente registo achar a Ana Malhoa toda boa e portanto nunca me perderia no entorno. Boa posta. Abraço.


De PR a 19 de Agosto de 2010 às 19:34
tens algum problema com os carecas, pá?


De JG a 19 de Agosto de 2010 às 20:59
Vais à retrete? Que giro. Às vezes dou por mim as pensar como é que, por exemplo, a rainha de Inglaterra vai á retrete. Porque deve ir, como tu, de certeza.Como será ir à retrete?


De TMR a 20 de Agosto de 2010 às 02:11
Respondendo a cada um:

Joaquim: Balelas kantianas à parte, os gostos não se discutem. Uma mulher com braços de ex-presidiária, digamos, não me levanta pontinha de entusiasmo.

Priscila: Eu sei que o teu homem é careca. De novo, gostos não se discutem.

João: Digamos que vou à retrete com regularidade irregular (poucas fibras, apesar de alguma fibra). Quanto à Rainha de Inglaterra, pergunto-me a qual delas te referes. É que agora parece que há duas.


De joão miguel sousa a 20 de Agosto de 2010 às 12:44
mas o tiago está a passar férias em que deserto? não sabe que a tv cabo e sucedâneos já chega à mais «recôndita» (se é que se pode falar em «recôndito» num país do tamanho de um rato de campo) região do país?


Comentar post

autores

Bruno Vieira Amaral

Priscila Rêgo

Rui Passos Rocha

Tiago Moreira Ramalho

Vasco M. Barreto

comentários recentes
Great post, Your article shows tells me you must h...
You’ve made some really good points there.I looked...
دردشة سعودي ون (http://www.saudione.org/) سعودي و...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
http://www.chat-palestine.com/ title="شات فلس...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
كلمات اغنية مين اثر عليك (http://firstlyrics.blogs...
o que me apetecia ter escrito. mas nao o faria mel...
good luck my bro you have Agraet website
resto 5resto ya 5waga
posts mais comentados
125 comentários
114 comentários
53 comentários
arquivo

Fevereiro 2013

Novembro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

links
subscrever feeds