Quarta-feira, 8 de Setembro de 2010
Bruno Vieira Amaral

O post tem de começar assim: eu não sei se Carlos Cruz é culpado ou inocente. Não sei. Ele diz que é inocente, o Tribunal entendeu que ele é culpado. Só não percebo o choque de algumas pessoas que o vêem a desmultiplicar-se em entrevistas e conferências de imprensa. Esquecem-se que os media que agora lhe dão tempo de antena, foram os mesmos que o condenaram antes da sentença; esquecem-se que o processo Casa Pia não é um mero processo judicial, é também, e muito pela presença de Carlos Cruz, um processo mediático, com regras próprias. As hienas (todos nós) que acompanharam o processo por envolver figuras da praça pública queriam agora, hipocritamente, que Carlos Cruz aceitasse com tranquilidade a sentença e não recorresse a todos os meios (a todos os media) para provar a inocência que sempre reclamou? Agora já estão fartos de ver o Carlos Cruz? Então façamos todos um grande favor ao nosso sistema judicial e que nenhum de nós comente os nomes que Cruz ameaça tornar públicos. Querem uma aposta que está tudo mortinho por ver a lista? Pois é, depois não se queixem que eles não saem da televisão. Carlos Cruz pagou o preço (no tribunal da comunicação social) de ser uma figura pública, agora vai apresentar a factura. Golpeado durante oito anos à vista de todos, não vai agora lamber as feridas para os curros. É óbvio que prefere morrer na arena, que o espectáculo não vai ser bonito e que ninguém vai desviar o olhar.


9 comentários:
De o anão gigante a 8 de Setembro de 2010 às 23:01
Olé.


De Insurrecto Meditativo a 9 de Setembro de 2010 às 14:34
Também eu tenho as minhas dúvidas neste processo. Contudo, as minhas dúvidas situam-se na pequenez da lista dos suspeitos e, em conclusão do processo, dos culpados.

Procure um vídeo no Youtube, onde fica demonstrado uma parte importante, esquecida por todos, do acórdão lido pela juíza.

Em parcas, mas simples palavras, a juíza diz o seguinte:

"Carlos Cruz admitiu..." Veja o que ele admitiu e pense se o continua a ver como inocente.

Carlos Cruz é um mentiroso patológico e um sociopata.

http://www.youtube.com/watch?v=iWrFn6uYDf4&feature=player_embedded

Como é possível tal facto ter passado desconhecido na imprensa portuguesa? Como?


De Lourenço Cordeiro a 10 de Setembro de 2010 às 10:05
Epá, não tens razão, porque o que está aqui em cima da mesa é a atitude da comunicação social face a Carlos Cruz, que tem sido vergonhosa. Não me parece que a tua tese seja válida: a cobertura mediática do "caso Carlos Cruz" foi um fenómeno natural dada a sua notoriedade, e até certo ponto impossível de impedir; já o tempo de antena que Carlos Cruz está a ter desde a condenação parte do pressuposto que ele, provavelmente, estará inocente. Não cabe à comunicação social decidir isso, cabe aos tribunais.


De Bruno Vieira Amaral a 10 de Setembro de 2010 às 10:21
Lourenço,

não vou discutir pormenores, como o tratamento amigável da Fátima Campos Ferreira e essas peculiaridades que podemos resumir na palavra corporativismo ou noutra do género. O valor mediático do processo Casa Pia foi inflacionado pelo envolvimento do Carlos Cruz. Sem ele, teríamos o Ritto, o Marçal, o Ferreira Diniz, o Bibi e uma Dona Gertrudes e a cobertura dos media teria sido metade ou nem isso. Terminado o processo, o interesse mediático não diminui, sobretudo quando o condenado mais mediático está a espernear. O que me parece absurdo é exigir à comunicação social que dê a mesma importância a todos os condenados ou a todos os portugueses com problemas na justiça. Dou uns exemplos: Vale e Azevedo, Fátima Felgueiras, Valentim Loureiro, Pedro Caldeira não abriram telejornais? Alguém reclamou que o mesmo tempo fosse dispensado a todos os condenados deste país?
é verdade que a comunicação social não se deve substituir aos tribunais, mas também ninguém lhe pode exigir que seja imparcial (falo no tempo dispensado a cada figura). Só para finalizar, vê o que está a acontecer ao Duarte Lima. Um advogado de província envolvido no mesmo caso teria ido à Grande Entrevista?

Abraço


De Anónimo a 10 de Setembro de 2010 às 11:21
Repara, não tem a ver com a importância que a comunicação social dá aos famosos condenados, tem a ver com o tom com que o diálogo é feito. Para pegar num exemplo que dás, lembro-me da agressividade com que Vale e Azevedo foi tratado durante uma entrevista ao Rodrigo Guedes de Carvalho (julgo), uma agressividade totalmente ausente do caso Carlos Cruz. Se, porventura, Carlos Cruz é mesmo culpado (e dado que o tribunal assim o decidiu não é descabido partir desse princípio) é indecente o que a RTP tem andado a fazer, onde todos os colegas parecem partir do princípio oposto.


De Lourenço Cordeiro a 10 de Setembro de 2010 às 11:21
Abraço (o comentário é meu).


De Bruno Vieira Amaral a 10 de Setembro de 2010 às 11:49
Como não vi nem o Prós e Contras, nem a entrevista conduzida por Judite de Sousa, não sei qual foi o tom utilizado, embora acredite que tenha sido cheio de vénias. Mas penso que ninguém deve estranhar que as televisões e a imprensa dediquem mais tempo a Carlos Cruz do que aos outros condenados, ou esperar que, agora que foi proferida a sentença, os ignorem a todos com o argumento de que não se podem substituir aos tribunais. E se é verdade que esta exposição serve os interesses do Carlos Cruz, não é menos verdade que o interesse do público (não confundir com interesse público) é real, ou não estivesse o site que o próprio criou entupido de visitas.

Abraço



De A a 11 de Setembro de 2010 às 17:19
este assunto e tao delicado deixa me completamente perplexa...A minha querida avo ,ja falecida,desde que nasci me fez gostar deste senhor,era alguem que ela adorava por ter nascido no mesmo dia que o meu pai(seu filho).Em memoria dela dido:ou ha um erro monstruoso ou o dito senhor e um actor com um talento enorme e um monstro sem escrupulos.
Pela minha querida avo desejo que seja um erro monstruoso.Que impere a justica.
Bem haja


De Anónimo a 11 de Setembro de 2010 às 18:05
estremamente bem escrito,com muita claresa e conviçao,algo que falta a todo este processo cheio de palhaçadas.
Bem haja,pessoal com bom senso


Comentar post

autores

Bruno Vieira Amaral

Priscila Rêgo

Rui Passos Rocha

Tiago Moreira Ramalho

Vasco M. Barreto

comentários recentes
Great post, Your article shows tells me you must h...
You’ve made some really good points there.I looked...
دردشة سعودي ون (http://www.saudione.org/) سعودي و...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
http://www.chat-palestine.com/ title="شات فلس...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
كلمات اغنية مين اثر عليك (http://firstlyrics.blogs...
o que me apetecia ter escrito. mas nao o faria mel...
good luck my bro you have Agraet website
resto 5resto ya 5waga
posts mais comentados
125 comentários
114 comentários
53 comentários
arquivo

Fevereiro 2013

Novembro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

links
subscrever feeds