Terça-feira, 5 de Outubro de 2010
Tiago Moreira Ramalho

Publiquei este texto há coisa de um ano no Expresso Online. Como me parece que não há muito a acrescentar, republico-o.

 

Nós os republicanos temos tratado os monárquicos com uma parcimónia que me parece exagerada. Bem sei que nós, simpáticos, não queremos agitar as crenças de ninguém, mas basta o que basta. Ainda por cima quando é mais que público que alguns, e aqui coloco a tónica na palavra alguns, monárquicos dizem dos republicanos e da sua dama de peito ao léu aquilo que o Cardeal Ratzinger não diria do Belzebu.

O Rei sou Eu, caro leitor. E não tenha inveja, que o leitor também é. É essa a maravilha de tornar os Estados numa coisa pública, tirando-os da mão de um senhor - normalmente é um senhor, não há quotas na genética - que o herdou apenas porque os concidadãos dos seus antepassados não se importaram de abdicar do direito a escolher o seu líder máximo, delegando tal competência à madrasta natureza. E que madrasta, tantas vezes.

Dizem que o monárquico é regime de muita virtude. Que os países mais ricos da Europa são Monarquias. Pois são. Mas falta dizer que se tornaram os mais ricos e poderosos muito antes de se pensar na ideia de uma República. Ou no século XIX a Inglaterra e a Holanda não eram muito mais ricas que esta nossa praia mal amparada? Pois é. Estas faláciazinhas só enganam quem se quer deixar enganar.

E dizem que o monárquico é regime de muita liberdade, de muita escolha. Mentira. Descarada! Pelo amor do Altíssimo, diga-me o leitor, caso queira, claro, como é que se pode falar em Democracia quando o mais alto cargo do Estado é imposto por uma espécie de desígnio divino? É simplesmente uma hipocrisia dizer que uma Monarquia pode ser uma Democracia, porque todos sabemos que isso é um simples contra-senso. Uma Monarquia Constitucional é apenas uma Monarquia como qualquer outra, na qual o Rei concede - é este o termo - ao povo, à plebe, o direito a escolher quem faz o trabalho sujo - o governo. Mais nada. Não é uma democracia. É uma tirania feita para não desagradar muito. E mesmo que desagrade, não tem mal, que do trono ninguém sai com a cabeça em cima dos ombros.

Alguns, espertos, respondem-me a isto com um sublime: "Ah! Sim! Portugal é muito democrático quando comparado com Inglaterra!". Irónicos, os tipos. Esta é uma falácia muito costumeira nestas discussões. O raciocínio subjacente é: o Portugal actual, apesar de republicano, não é tão democrático como a Inglaterra, que é uma Monarquia; logo, a Monarquia é mais democrática que a República. Tonteria. E, novamente, só cai nesta quem quiser cair. É que a questão é simples: Inglaterra até pode ter as maiores liberdades deste mundo asseguradas; o povo inglês até pode ter os mais democráticos sistemas eleitoral e participativo; isto pode ser tudo verdade, mas não deixa de lhes faltar uma última liberdade: a de escolherem o seu líder máximo, a de escolherem quem os representa lá fora, a de dizer, defender e propor um líder alternativo. É este o problema. E, meus caros, volto a dizer: só não percebe isto quem não quer.


1 comentário:
De Miguel Madeira a 6 de Outubro de 2010 às 00:22
Este meu comentário é completamente tangencial, mas...

"normalmente é um senhor, não há quotas na genética"

Na verdade, é porque é exactamente uma espécie de quotas* nas leis de sucessão do trono que normalmente é "um senhor" (sem quotas seria aproximadamente 50% senhoras, 50% senhoras)

*nalguns países, uma quota de 100% para homens, noutros um quota de 100% para filhos homens do anterior rei (mas com a possibilidade de passar para as filhas caso a primeira quota não seja completamente preenchida).


Comentar post

autores

Bruno Vieira Amaral

Priscila Rêgo

Rui Passos Rocha

Tiago Moreira Ramalho

Vasco M. Barreto

comentários recentes
Great post, Your article shows tells me you must h...
You’ve made some really good points there.I looked...
دردشة سعودي ون (http://www.saudione.org/) سعودي و...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
http://www.chat-palestine.com/ title="شات فلس...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
كلمات اغنية مين اثر عليك (http://firstlyrics.blogs...
o que me apetecia ter escrito. mas nao o faria mel...
good luck my bro you have Agraet website
resto 5resto ya 5waga
posts mais comentados
125 comentários
114 comentários
53 comentários
arquivo

Fevereiro 2013

Novembro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

links
subscrever feeds