Quarta-feira, 22 de Dezembro de 2010
Bruno Vieira Amaral

Não costumo utilizar o blog para me queixar de maus serviços, mas quando estes são péssimos sinto-me compelido a fazê-lo. Até porque, se o não fizesse, seria uma desconsideração para com os CTT e para com os esforços dos seus funcionários na difícil tarefa de me irritar. A história, real, para mal dos meus pecados, que são poucos e não merecedores de tamanha punição, é esta: encomendei dois livros pelo Book Depository. No dia 16, quando cheguei a casa, tinha um aviso na caixa do correio que me informava das maravilhas do Siga. Bastava dirigir-me à estação dos correios mais próxima do meu trabalho e solicitar o reenvio da encomenda para esta estação. Assim fiz. Isto no dia 17. O prazo, dizem, é de 48 horas. Hoje, dia 22, continuo à espera da encomenda. Primeiro, porque não era possível inserir o pedido no computador, a funcionária dos CTT teve de enviar um fax. Na 2ª-feira, explicou-me a diferença entre Posto e Estação para justificar a demora. Na 3ª, liguei para o Posto de origem e disseram-me que a encomenda já não estava lá. Hoje, 4ª-feira, não sei onde é que está a encomenda, a funcionária diz-me que correio normal demora mais e que, clássico dos clássicos, a culpa não é dela, que fez o pedido logo na 6ª-feira. O engraçado nisto tudo é que a encomenda foi despachada de Inglaterra no dia 13 e chegou ao Posto no dia 16, enquanto que o maravilhoso Siga não garante que uma encomenda demore menos de três dias a percorrer o trajecto Barreiro-Entrecampos. Lá tive de fazer a reclamaçãozinha, perante o enfado da funcionária, que reconheceu o meu direito de reclamar, embora a expressão facial demonstrasse claramente que achava a minha atitude um tanto ou quanto exagerada porque, afinal, a culpa não era dela. Amanhã, dia 23, antevéspera de Natal, lá estarei na Estação de Correios de Entrecampos, à espera da malfadada encomenda, esperando não ser causa de grande incómodo para os funcionários que tão diligentemente se descartam de responsabilidades. É o sistema, como diria Dias da Cunha.


2 comentários:
De José António Abreu a 27 de Dezembro de 2010 às 10:57
Adoro a forma como sacudimos a "culpa" ("responsabilidade" seria mais correcto mas a gente pensa em culpa, que tem conotações mais sérias, com ressonâncias religiosas, até). Há dias (eu sei que é muito irritante responder a uma queixa com a descrição de um caso pessoal pretensamente similar mas que se lixe - é o risco que corre quem deixa a caixa de comentários aberta) estava a meter combustível no carro num posto Galp e a pistola de abastecimento não disparou; resultado: gasóleo a esparrinhar por todo o lado (felizmente consegui saltar a tempo e não me atingiu a roupa). Fui pagar e descrevi o que acontecera. Resposta imediata do funcionário: «Sim, está avariada. Já cá esteve a empresa de reparação mas não conseguiu fazer nada. A culpa não é nossa.» Achei piada (e ao mesmo tempo não achei) àquele «nossa». Expliquei-lhe, já um pouco menos caritativamente, que a culpa não era certamente dele pessoalmente mas que era indubitavelmente (aos quantos é que alinhar advérbios de modo se torna desagradável?) do posto. Que dos clientes, que até tinham de pagar uns decilitros de gasóleo que não haviam metido no carro, é que não era. E que o mínimo que os responsáveis pelo posto (quem quer que eles fossem) deviam fazer era colocar um aviso na zona de abastecimento. Devo dizer que ficou bastante mais suave. Mas ainda tenho pena de não ter pedido o livro de reclamações. É que, só à conta dos derrames, o posto já deve ter "vendido" umas dezenas de litros de combustível. Sempre sem qualquer culpa na situação.


De Bruno Vieira Amaral a 27 de Dezembro de 2010 às 11:41
Mas será que é assim tão difícil explicarem às pessoas que o cliente não está a dizer que a culpa é delas pessoalmente (Hermínia, Joaquina, Ruben, Bruno) mas que qualquer empresa que presta um serviço é responsável por assegurar a qualidade do mesmo?

E escreve quem já teve de ouvir muitos e muitos clientes desagradados.


Comentar post

autores

Bruno Vieira Amaral

Priscila Rêgo

Rui Passos Rocha

Tiago Moreira Ramalho

Vasco M. Barreto

comentários recentes
Great post, Your article shows tells me you must h...
You’ve made some really good points there.I looked...
دردشة سعودي ون (http://www.saudione.org/) سعودي و...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
http://www.chat-palestine.com/ title="شات فلس...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
كلمات اغنية مين اثر عليك (http://firstlyrics.blogs...
o que me apetecia ter escrito. mas nao o faria mel...
good luck my bro you have Agraet website
resto 5resto ya 5waga
posts mais comentados
125 comentários
114 comentários
53 comentários
arquivo

Fevereiro 2013

Novembro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

links
subscrever feeds