Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2011
Tiago Moreira Ramalho

Imagino com alguma frequência o que é a rotina matinal de Manuel Alegre. De manhã, depois de acordar, vai colocar-se de pé junto ao púlpito e escreve o seu Guardador de Rebanhos diário, com as prelecções com que nos vai presentear ao longo dos tempos de antena que lhe estão destinados. Tal como o outro, escreve a coisa de uma ponta a outra sem sequer olhar para o verso que precede o verso presente. E aqui radica aquilo que, porque somos essencialmente bondosos e confiantes na possibilidade de existir ali algo mais que voz e barba, julgamos ser todo um processo de construção artística, construção sobre construção, destinada a uma claque iluminada que, através do estudo cuidadoso e paciente, lhe desconstrói a tese e, dado o brilhantismo, lhe dá apoio. Como os tempos mudaram. Antigamente, quando os homens eram inteligentes, ou quando, pelo menos, os havia assim em número natural, rogava-se aos poetas que não se imiscuíssem na política. Hoje, são chamados e abraçados e, até, quem sabe, compreendidos.

Claro que nós, que mais do que acreditar na possibilidade etc., somos essencialmente pragmáticos e não duvidamos, até porque é pecado, disse alguém, não sei, da tese socrática, do outro, de que os poetas, ou melhor, este poeta, e aqui estamos a transpor, não a citar, acautele-se, leitor incauto, é como os da Apologia. Entra-lhe a musa pela narina, fá-lo cuspir pela ponta dos dedos, mas depois, nada. Sabemos nós melhor o que ele escreveu que ele próprio. Sim, caros, porque este homem, de duas escolha-se uma, ou não sabe mesmo do que anda a falar ou, sabendo, quer mesmo gozar com a nossa cara laroca, que a temos, que a temos.


5 comentários:
De PARADO XÔ a 12 de Janeiro de 2011 às 22:33
IN VERSO PARADOXA

IN REVERSO CASTRO

IN VERSO CALIFA NOSSO

IN REVERSO TRISTE ALEGRE

IN DOUTA GNORÂNCIA

TUTI NOI

DE ILUSÕES DE GRANDEZA

E DE MASSACRES DA LÓGICA

ESTÀ A HISTÓRIA CHEIA

DE VERSOS E REVERSOS


De Rui Dias a 13 de Janeiro de 2011 às 15:31
Qual a sua opinião sobre o envolvimento de Vargas Llosa na política? Aí já lhe parece simpático, ou só usa o argumento exposto no post com propósitos utilitários? Esmaguem o Alegre - são pessoas inteligentes e não é difícil encontrar coisas para criticar, aliás tal como com Cavaco, mas aí a vossa inteligência e capacidade de observação desaparecem espantosamente - se assim o desejarem. Agora, vir com esse argumento bacoco de poeta não se envolve na política?!


De TMR a 13 de Janeiro de 2011 às 20:28
Temos de ir mudar o óleo a esse domínio da língua, ó amigo. Mas descanse, que eu não espalho.


De Rui Dias a 14 de Janeiro de 2011 às 18:12
Olá, a intenção não foi ofender. Queria mesmo compreender o seu raciocínio sobre o tema, apresentando-lhe o exemplo Vargas Llosa. Primeiro, porque é um argumento que leio em alguns blogues e colunas de opinião sobre a incapacidade de Alegre; segundo, porque o vosso blog começa a ter visibilidade e sigo-o atentamente, ainda que possa não concordar com muito do que é dito; terceiro, porque não tenho medo de alguém conseguir argumentar e convencer-me sobre algo que, à partida, discordo. Não vejo no meu comentário anterior nada que exiga a sua atitude incomodada e ofensiva. Espero agora ter sido correcto na apresentação do meu ponto. Obrigado, Rui


De TMR a 14 de Janeiro de 2011 às 21:22
Eu não tenho nada contra a presença de poetas na política. De facto, não me aquece nem me arrefece. Só quero políticos competentes.

Quanto ao texto, é apenas uma paródia ao facto de Alegre ser, manifestamente, um tonto. Contradiz-se a uma velocidade estonteante e parece desconhecer uma série de assuntos sobre os quais parece pretender fazer escola. Na poesia, não me incomoda a inconsistência. Até a acho uma virtude. Na política, não. Falo dos poetas da obra de Platão porque, na Apologia, é feita uma descrição dos mesmos que, não assentanto muito bem em todos, assenta lindamente a Alegre: quem os lê percebe melhor o que dizem do que eles próprios. É só isto...


Comentar post

autores

Bruno Vieira Amaral

Priscila Rêgo

Rui Passos Rocha

Tiago Moreira Ramalho

Vasco M. Barreto

comentários recentes
Great post, Your article shows tells me you must h...
You’ve made some really good points there.I looked...
دردشة سعودي ون (http://www.saudione.org/) سعودي و...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
http://www.chat-palestine.com/ title="شات فلس...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
كلمات اغنية مين اثر عليك (http://firstlyrics.blogs...
o que me apetecia ter escrito. mas nao o faria mel...
good luck my bro you have Agraet website
resto 5resto ya 5waga
posts mais comentados
125 comentários
114 comentários
53 comentários
arquivo

Fevereiro 2013

Novembro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

links
subscrever feeds