Sábado, 9 de Abril de 2011
Priscila Rêgo

Lembram-se daquela ideia de o desemprego de jovens com curso superior se concentrar em grupos muito específicos de licenciados? Quando coloquei essa hipótese, baseei-me no instrumento de medida mais querido por parte dos nossos comentadores: o achómetro. Desde então, perdi algum tempo a olhar para os números.

 

Tive um problema: o INE não produz dados tão finos e as Universidades, pelos vistos, não têm interesse em fazê-lo (selecção adversa, suponho). Optei assim por recorrer aos dados administrativos do Ministério da Ciência e Ensino Superior (MCTES) e aos números em bruto do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP). Felizmente, não tive de os reunir à mão: o GPEARI já fez esse trabalho por mim.

 

Ponto prévio: excluí as universidades privadas da análise. Em princípio, produzem licenciados com condições financeiras bastante melhores, com menos incentivos a inscreverem-se em centros de emprego.Isto poderia introduzir algum ruído que quis evitar. De qualquer maneira, o número de licenciados por universidades privadas é apenas um quarto do total. Talvez não faça grande diferença.

 

Como estamos a falar de jovens, olhei apenas para os recém-licenciados. O relatório do GPEARI fornece um quadro com o número de formados nos últimos três anos por cada curso. Eu juntei os cursos com designações semelhantes e, posteriormente, agreguei vários cursos em torno de 12 áreas científicas.O GPEARI já faz isso, mas usando categorias que, parece-me, escondem algumas nuances importantes. 

 

O resultado são os dois gráficos de baixo. O primeiro tem apenas os cursos com mais desempregados (tinha de ser, senão nunca mais acabava...). O segundo tem as doze áreas científicas.

 

 

 

 


3 comentários:
De Miguel Madeira a 9 de Abril de 2011 às 15:50
Imagino que o denominador do "peso no total" seja o total de desempregados licenciados?

Seria interessante (não sei se seria possivel) ter também a percentagem de "licenciados em economia que estão desempregados" além da percentagem de "licenciados desempregados que se licenciaram em economia".

De qualquer forma, surpreende me o elevado desemprego em "Gestão" (eu já sabia que "Gestão de Recursos Humanos" está a abarrotar de desempregados e sub-empregados, mas pensei que fosse mais um problema dos alunos das privadas); ou será apenas o resultado de haver muitos licenciados em Gestão?


De PR a 9 de Abril de 2011 às 16:17
"Imagino que o denominador do "peso no total" seja o total de desempregados licenciados?"

Exacto.

"Seria interessante (não sei se seria possivel) ter também a percentagem de "licenciados em economia que estão desempregados"

Sim, é possível, mas ainda estou a calcular. O excel do GPEARI não tem a informação sistematizada. Amanhã já devo conseguir pôr esses números (que têm muitos problemas, claro).

"De qualquer forma, surpreende me o elevado desemprego em "Gestão" (eu já sabia que "Gestão de Recursos Humanos" está a abarrotar de desempregados e sub-empregados, mas pensei que fosse mais um problema dos alunos das privadas); ou será apenas o resultado de haver muitos licenciados em Gestão?"

Como já acabei de calcular os números de gestão, posso dizer (falando de cabeça):
a) sim, o peso de gestão, tal como o de economia, no total, justifica-se por haver muitos licenciados neste(s) ramo(s)
b) nas privadas, contudo, pareceu-me que havia de facto uma taxa de desemprego anormalmente elevada.



De jon a 19 de Julho de 2012 às 09:33
Bom post!
Eu Acho exactamente o mesmo, mas também acho que podemos sempre tentar fazer algo mais por nos próprios… Apos pesquisa relacionada, verifiquei alguma informação que Vos poderá ser útil:
Formas de Ganhar Dinheiro a partir de Casa - Descubra Como Ganhar Dinheiro a partir de casa - Aumente o Seu rendimento mensal através do mais completo guia criação de rendimentos e oportunidades de negócio em casa! Desfrute e Acima de tudo partilhe a sua experiência! :)

www.ganhaemcasa.blogspot.com/

Tudo de Bom para Vocês,

Abraço



Comentar post

autores

Bruno Vieira Amaral

Priscila Rêgo

Rui Passos Rocha

Tiago Moreira Ramalho

Vasco M. Barreto

comentários recentes
Great post, Your article shows tells me you must h...
You’ve made some really good points there.I looked...
دردشة سعودي ون (http://www.saudione.org/) سعودي و...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
http://www.chat-palestine.com/ title="شات فلس...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
كلمات اغنية مين اثر عليك (http://firstlyrics.blogs...
o que me apetecia ter escrito. mas nao o faria mel...
good luck my bro you have Agraet website
resto 5resto ya 5waga
posts mais comentados
125 comentários
114 comentários
53 comentários
arquivo

Fevereiro 2013

Novembro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

links
subscrever feeds