Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

Custos e produtividade

Priscila Rêgo, 27.07.11

O sindicato dos trabalhadores dos transportes está contra a subida do preço dos transportes. A subida que causa mais indignação é a dos passes da CP, embora a razão não seja completamente clara: os sindicatos existem para proteger os interesses dos seus filiados, e não os interesses dos clientes dos patrões. Não é normal vermos greves na indústria devido à subida dos preços praticados junto do consumidor final, por exemplo.

 

Provavelmente, a razão pela qual a subida de preços gera contestação está relacionada com a percepção, inevitável a este ponto, de que a subida das receitas com venda de bilhetes virá acompanhada de uma redução das receitas via subsídios e indemnizações compensatórias. Apesar de a transferência de receita ser neutra ao nível da contabilidade, ela não é neutra ao nível dos incentivos. Quanto mais receitas dependerem da actividade da empresa e menos vierem do Orçamento do Estado, maior será o incentivo para racionalizar serviços, melhorar a qualidade e diminuir custos operacionais.

 

Para os trabalhadores do sector público dos transportes, isso significa um escrutínio maior do seu trabalho e, com toda a probabilidade, maior rigor na fixação de salários. Mesmo que a subida de preço dos transportes seja boa para a economia, ela pode ser terrível para os grupos de interesse que cristalizaram em torno de empresas públicas ineficientes, sustentadas pelo Orçamento do Estado e alheadas dos princípios da concorrência.

 

Quanto à razão pela qual são os tipos da CP que mais protestam, pode haver muitas explicações. Esta talvez seja uma delas.

 

 

 

 

11 comentários

Comentar post