Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

Custos e produtividade

Priscila Rêgo, 27.07.11

A subida do preço dos passes da CP e, e forma genérica, dos bilhetes de outros serviços de transporte, é uma medida que, só por si, pode contribuir para aumentar a produtividade. Isto pode parecer uma contrasenso, mas só para quem não percebe o papel que os preços têm no sistema de informação de uma economia de mercado.

 

O preço de um produto não serve para produtores e consumidores poderem fazer trocas. Os preços servem para também sinalizar escassez ou excesso de produtos. Se o preço do petróleo é alto, os consumidores tenderão a refrear o seu consumo e os produtores sentir-se-ão tentados a investir em mais sistemas de extracção. Acontece o mesmo com carros, computadores ou batatas: quando os preços sobem de um lado e descem do outro, os recursos dos empresários seguem a mesma direcção e atenção dos consumidores desvia-se para produtos alternativos.

 

Um subsídio, tal como um preço máximo, destrói o sistema de preços ao tornar ocultos os verdadeiros custos de produção de uma empresa. A melhor analogia é com um consumidor que vai ao mercado com um montante fixo para gastar mas que faz as suas compras sem saber quais os preços de cada produto, sendo apenas avisado do momento em que o plafond do cartão esgota. Se o consumidor souber os preços dos bens, pode ajustar as suas compras ao cabaz que mais o satisfaz, maximizando a utilidade do seu dinheiro. Caso contrário, é uma lotaria. Mesmo que gaste o mesmo montante, a utilidade será inferior à que seria caso pudesse ponderar qual o custo de comprar um bem relativamente a comprar outro bem qualquer.

 

Acontece o mesmo com as empresas de transportes. Os subsídios à exploração permitem à CP utilizar recursos - mão de obra, máquinas, etc. - que não conseguiria utilizar caso dependesse de si mesma para continuar a funcionar. Estes recursos são retirados às actividades mais produtivas, que os conseguiriam utilizar caso estivessem em igualdade de circunstâncias com a CP. Acabar com os subsídios permite realocar estes recursos, aumentando a produtividade média da economia pelo simples efeito da revelação de informação mais fidedigna aos agentes económicos. 

 

20 comentários

Comentar post