Quinta-feira, 11 de Agosto de 2011
Priscila Rêgo

Bom, na verdade não tenho grande explicação para o que se passa em Londres. Mas acho curioso que tanta gente tenha. Eu ainda hoje estou a tentar perceber por que raio é que o tipo que partilha a casa comigo é genuinamente incapaz de lavar a loiça depois do jantar. A blogosfera lusa, por outro lado, saca da algibeira uma explicação completa e detalhada para a razão pela qual umas centenas (ou milhares) de ingleses desataram a partir montras em Londres, Manchester e por aí fora. E sem estarem no local. É o que se chama investigação à distância.

 

Mas do que queria falar é mesmo do texto de hoje da Helena Matos, no Público (sem link). A Helena faz um paralelo entre  os distúrbios no Reino Unido e o ataque na Noruega. Diz ela que "com aquele ar de ariano Anders Breivik é tratado como aquilo que de facto é - o autor de um acto hediondo - e por uma única vez somos poupados à cartilha desculpabilizante sobre a sua cor, a sua infância, a sua família e a sua pobreza ou riqueza". Mas há aqui uma confusão de base.

 

O caso Breivik é o tipo de caso que facilmente pode ser atribuído a um problema mental ou a circunstâncias particulares. Por que é que Einstein era brilhante? E por que é que o Ronaldo é tão bom jogador? Estes fenómenos têm causas, mas ou são tão triviais que se tornam desinteressantes (como a "sorte" de terem a mistura correcta de genes), ou são tão particulares que nem sequer lhes atribuímos o  estatuto de causa no sentido inteligível do termo. A razão pela qual estou a escrever neste blogue é o facto de ter abandonado um projecto na precisa altura em que um amigo saía de um blogue e se preparava para fazer outro. Mas isso não é muito interessante para ninguém.

 

Por outro lado, se de um dia para o outro aparecessem Ronaldos e Einstens aos potes, dificilmente seria possível explicar o facto como produto de uma mera coincidência. "Calhou" serve para um caso, mas não justifica uma série de casos. Seria necessário examinar os casos, encontrar elementos transversais e relacionar isso com potenciais causas. Alterações sociais e económicas - aquilo que a Helena identifica como "desculpas" - são candidatos mais promissores do que o "são animais" porque a sociedade e a economia mudam, mas as pessoas não passam de humanos a bestas de um dia para o outro.

 

E isto não é desculpar. É mesmo compreender. 


1 comentário:
De Bruno Vieira Amaral a 12 de Agosto de 2011 às 15:35
Isso mesmo, Priscila.

Se um funcionário da France Telecom se suicida, é um drama pessoal. Se se suicidam 30, temos de pensar a coisa de maneira diferente, porventura com recurso à ignominiosa "sociologia do trabalho". Eu também acredito na responsabilidade individual e que aqueles miúdos não são movidos por nenhuma ideologia ou protesto social. Mas reduzir o comportamento de milhares de jovens a desvios individuais é fechar os olhos à realidade. Porque é que tantos jovens parecem não partilhar os valores básicos da sociedade em que vivem? Porque é que milhares de jovens não reconhecem a autoridade e não vêem qualquer problema em incendiar e saquear lojas? Se somos tão lestos a elogiar a educação que os nossos pais nos deram ou os professores que tivemos porque é que algumas pessoas têm tanta dificuldade, em reconhecer que aqueles comportamentos significam que a sociedade (pais, escola) falhou na transmissão de valores? Isto não é desculpar os comportamentos criminosos, que devem ser punidos. É simplesmente não ficar a olhar para a árvore do comportamento individual e reparar na floresta dos problemas colectivos.


Comentar post

autores

Bruno Vieira Amaral

Priscila Rêgo

Rui Passos Rocha

Tiago Moreira Ramalho

Vasco M. Barreto

comentários recentes
Great post, Your article shows tells me you must h...
You’ve made some really good points there.I looked...
دردشة سعودي ون (http://www.saudione.org/) سعودي و...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
http://www.chat-palestine.com/ title="شات فلس...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
كلمات اغنية مين اثر عليك (http://firstlyrics.blogs...
o que me apetecia ter escrito. mas nao o faria mel...
good luck my bro you have Agraet website
resto 5resto ya 5waga
posts mais comentados
125 comentários
114 comentários
53 comentários
arquivo

Fevereiro 2013

Novembro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

links
subscrever feeds