Sábado, 17 de Setembro de 2011
Priscila Rêgo

A derrapagem na Madeira não é novidade. O Governo Regional informara já a população de que, para defender o Povo Madeirense, a alternativa às medidas financeiras político-partidárias do anterior Governo socialista que visavam parar a vida do arquipélago foi a de não se render, resistir, mesmo à custa do aumento da dívida pública (...) Nem paro com as obras nem vou afastar ninguém da função pública. 

 

Qual é o sentimento da maior parte dos portugueses em relação a isso? Espanto por um político que assume o descontrolo total das suas contas; desprezo  pela pesporrência com que garante que se vai manter em business as usual; e nojo pela lata de ainda vir pedir ajuda e atirar as culpas para a "Esquerda". 

 

Agora imaginem que o Jardim dizia alguma coisa deste género: 

 

Decidimos aumentar o nosso défice não por descontrolo, mas para ajudar a economia, as empresas e as famílias. Aumentou por uma boa razão: para responder à crise. E tivemos bons resultados, foi [o aumento do défice] que permitiu à economia resistir à crise. [Ela] ainda não acabou e em 2010 o Estado vai continuar a fazer um esforço orçamental muito grande.

 

A principal diferença está na linguagem mais polida. Mas para quem vomita ao ouvir o Jardim, a citação anterior fornece uma boa pista para a razão pela qual a Alemanha está pouco interessada em emitir eurobonds. Ou, na formulação feliz do João Miranda, parece que o João Jardim quer lusobonds.



4 comentários:
De Nuno Oliveira a 17 de Setembro de 2011 às 14:25
"Qual é o sentimento da maior parte dos portugueses em relação a isso?"

A real vontade que me invade, o texto acerca do que realmente penso sobre os intervenientes nesta fossa lacrada a ouro que encontraram na terra das bananas, se escrito, levar-me-ia para tribunal.
Neste momento isso não me dava muito jeito porque o meu orçamento está reduzido.
Ainda sou daqueles que procuro gastar apenas o que posso... Manias!!

Impossibilitado de escarrar o nó que me aperta, saliento alguns pontos que são extremamente importantes:

Reacção de Alberto João Jardim:
Não há buraco nenhum. Reduziram o orçamento e o dinheiro não chegou para as obras.
Pois.
Sr. AJJ, se eu encomendasse um Lamborghini Aventador LP 700-4 com o ordenado que tenho, também não ia conseguir pagar. À luz da sua lógica, a culpa dessa dívida seria da empresa para a qual trabalho que, apenas por capricho, não me facultou o valor necessário à compra que eu resolvi levar a cabo.
O senhor tem o intestino grosso ligado ao cérebro?

Reacção do Partido Socialista:
António José Seguro, que se tem desdobrado em comentar tudo e mais alguma coisa para aparecer e mostrar que o PS está vivo, reagiu dizendo qualquer coisa do género,
Isto é gravíssimo. Como foi possível? Um buraco destes?! Diga o Sr. Primeiro Ministro se mantém, ou não a confiança política no candidato do PSD às eleições regionais madeirenses.
Pois.
O como isto foi possível, o quem vai pagar, imagem que isto passa para os credores, o quem vai pagar, o garantir que isto não se repita, a responsabilização de quem escavou a cratera, tudo isto, não interessa nada comparado com saber se o PSD apoia AJJ para ver se é desta que o PS tem um bom resultado na Madeira.
O senhor tem o intestino grosso ligado à boca?

Reacção do Partido Social Democrata:
Carlos Abreu Amorim emitiu um grunhido com mais ou menos o seguinte conteúdo:
Isto também não é assim tão grave. Está-se a exagerar. Isto não é muito diferente do que se passou em 2009 em que tivemos de rectificar o défice do Governo Socialista. Na altura José Sócrates pôde concorrer, só faz sentido que AJJ também o faça.
Pois.
O como isto foi possível, o quem vai pagar, imagem que isto passa para os credores, o quem vai pagar, o garantir que isto não se repita, a responsabilização de quem escavou a cratera, tudo isto, não interessa nada comparado com a possibilidade de ganhar as eleições regionais. Há, portanto, que minimizar danos na aparência...
O senhor tem cérebro?

Se eu não fosse alguém razoável, extremamente educado e afectado seria de esperar que os mandasse para o c$r$lh$.
Mas sou. É a sorte deles.


De PALAVROSSAVRVS REX a 17 de Setembro de 2011 às 14:52
Bravo.


De monge silésio a 17 de Setembro de 2011 às 16:03
C. Abreu Amorim, como já se previa, emitiu um bom grunhido, daqueles que são a favor de x mesmo que x há muito estava errado.

Há muito que a Madeira dava sinais, basta ler o Tribunal de Contas. Seja PS seja PSD muitas culpas no cartório têm. Daí ser estúpido a treta da retirada da "confiança politica" que Seguro aponta a Passos.

Seguro foi deputado. Passos já não era. Seguro tinha uma margem mediática nos últimos 20 anos, Passos não.

É altura de Portugal decidir, sem tretas e veleidades. É altura de a cambada PS/PSD de sempre (os mesmos) dizer de si própria: somos uma merda de politicos, como comentadores de serviço, da espécie do "jurista" Abreu.


De iupi a 18 de Setembro de 2011 às 08:44
a diferença não está só na linguagem, diria mesmo que tem muito pouco a ver com a polidez da linguagem. esta compração que faz é despropositada, ou melhor tem o propósito escondido de justificar o srº ajj - apesar daquele textinho após os dizeres de ajj, poder parecer critico: é dizer o óbvio para um 'continental' cubano, e que afinal era a 'fruta da época'.
aquilo que o sr ajj tem feito a portugal enquanto presidente da madeira não tem qualquer equivalente.
quanto ás politicas que irão seguidas para o 'crescimento' e qual o nível de linguagem que as irá acompanhar, esperemos para ver e ouvir. quem agora se ocupa de nos 'governar', neste pouco tempo, tem sido uma fonte de permanente de surpresas.


Comentar post

autores

Bruno Vieira Amaral

Priscila Rêgo

Rui Passos Rocha

Tiago Moreira Ramalho

Vasco M. Barreto

comentários recentes
Great post, Your article shows tells me you must h...
You’ve made some really good points there.I looked...
دردشة سعودي ون (http://www.saudione.org/) سعودي و...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
http://www.chat-palestine.com/ title="شات فلس...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
كلمات اغنية مين اثر عليك (http://firstlyrics.blogs...
o que me apetecia ter escrito. mas nao o faria mel...
good luck my bro you have Agraet website
resto 5resto ya 5waga
posts mais comentados
125 comentários
114 comentários
53 comentários
arquivo

Fevereiro 2013

Novembro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

links
subscrever feeds