Terça-feira, 18 de Outubro de 2011
Priscila Rêgo

O Henrique Raposo pergunta aqui qual é a taxa de desemprego dos cursos do professor Boaventura Sousa Santos. Boa pergunta. Como pode confirmar aqui, a taxa de desemprego de sociologia em Coimbra é de... txaran, 20%.

 

Boaventura ilustra de forma perfeita a tragédia do nosso mercado de trabalho dual. As tretas que tem na cabeça valem-lhe um emprego seguro e bem remunerado todos os anos. A contrapartida disto é a desgraçada dos jovens que todos os anos lhe passam pelas mãos. Claro que está contra a mudança. Mas era bom que os jovens da manif soubessem o que a situação actual acarreta.

 


9 comentários:
De Luís Lavoura a 18 de Outubro de 2011 às 15:56
A taxa de desemprego dos licenciados em sociologia por Coimbra é superior à dos licenciados em sociologia por outras universidades do país?

Se não fôr - e suspeito bem que não seja - então a taxa de 20% não será culpa do Boaventura, mas sim da sociologia.

Identicamente, Boaventura não tem culpa de que haja demasiados jovens que querem cursar sociologia. Em última análise, a culpa do desemprego dos licenciados é dos próprios jovens, que escolhem um curso com pouca saída, e não do professor.

De qualquer forma, uma taxa de desemprego de 20% não me parece dramaticamente elevada. Deve haver muitos cursos em Portugal que têm taxas bem piores.


De Hugo Torres a 18 de Outubro de 2011 às 15:57
Estou com dificuldade em fechar a boca.


De Luís Lavoura a 18 de Outubro de 2011 às 15:58
A Priscila não deveria ler posts do Henrique Raposo, porque corre algum risco de ficar tão burra quanto ele. A Priscila é intelectualmente muito superior ao Henrique. Deve debater com pessoas do seu gabarito, não com pessoas do fraquíssimo nível dele.


De RPR a 18 de Outubro de 2011 às 18:19
Não me parece que devamos simplificar dizendo que só tem tretas na cabeça. É tudo menos uma cabeça oca.


De jpm a 18 de Outubro de 2011 às 20:25
PR, é juntares-te aos melhores. Claro. 20% de desemprego no curso onde dá aulas explica que o Boaventura deva ir para o desemprego. Aliás, o curso do Henrique Raposo deve ter tido plena empregabilidade. O que é uma pena, se assim for. E porque é que o que o Boaventura diz são tretas, já agora? Raio de discurso. Eu não gostava que me tivessem enfiado a martelo num curso de engenharia de gestão industrial.


De Priscila Rêgo a 18 de Outubro de 2011 às 21:43
Zé,

Eu não defendi o despedimento do BSS, nem defendi que se metessem as pessoas à força nos cursos de engenharia. Não vale a pena criar homens de palha.

Em relação às tretas: o que conheço do BSS, seja das suas intervenções públicas no domínio da economia e sociologia, seja da sua produção intelectual no domínio académico ["Um discurso sobre as ciências" e por aí fora] levam-me a concluir que está perigosamente perto de ser uma fraude intelectual. O que não significa que nunca tenha feito nada de intelectualmente relevante.

Concordo que o BSS não tem de espantar os seus alunos nem de os mandar para engenharias. Mas a sociologia de caca que ele ajudou a fundar e cimentar em Portugal causa muito mais desemprego do que o neoliberalismo contra o qual ele verbera de cada vez que abre a boca.

O facto de nunca lhe ter ouvido um pio acerca de taxas de emprego relativas, conjugado com o facto de culpar espantalhos por uma situação que está mais que identificada, leva-me a concluir que ele é pelo menos co-responsável pela situação. Seja por conveniência, seja por ignorância.


De jpm a 18 de Outubro de 2011 às 22:23
PR,

1) a invenção dos homens de palha não é minha. Como é evidente e tu rapidamente admitirás, a culpa da taxa de desemprego em sociologia não é o do seu formato particular, neste caso do BSS e do CES. Como já alguém disse por aí, é ver o que se passa nos outros cursos de sociologia (e de história, e de RI, e Ciências da Comunicação e por aí fora). Espantoso que assaques ao BSS a fraca empregabilidade no domínio das Ciências Sociais e não tenhas nem uma palavra para uma sociedade que se baba por transformar o conhecimento numa coisa produtiva. E é espantoso o desplante do Henrique Raposo, que é formado em ciências sociais em troçar dos restantes tipos que não tiveram a sorte de alguém lhes pagar para escrever idiotices com um toque de humor para retardados.

2- A brincadeira do laboratório pode ser invertida e eu dizia que o Henrique Raposo vem de uma laboratório financiado pelo Estado para produzir ideologia, e que o Rui Ramos, o Vasco Pulido Valente, a Maria Filomena Mónica e o Barreto estão exactamente na mesma situação que o BSS. A diferença é que eu acho isso estúpido, mais que não seja porque confunde uma instituição com um ou dois gajos.
3- Esta merda é um ataque ad hominem, e não tem outro nome, só porque o HR não gosta do que o BSS diz ( e atenção que eu também não gosto particularmente). Mas não me parece que tu ou o HR tenham lido a obra do BSS com suficiente atenção para fazerem um juízo tão categórico.

4- És bem mais inteligente que o Raposo. Podes criticar o que o BSS diz sem teres de repescar um truquezinho manhoso.


De PR a 19 de Outubro de 2011 às 00:49
Ok, fair enough. Retira o meu primeiro ponto e deixa o resto como está. [Embora eu não compre a comparação: o Rui Ramos e companhia estão longe de estar para História e Ciência Política como o BSS para a sociologia; e também ajuda, para o tema, evitarem o discruso do BSS; mas ok, talvez não seja tão importante quanto isso].

E o meu juízo não é tão categórico quanto isso. Mas, baseando-me no que li dele e no que li do que foi inspirado por ele [um legado que ele nunca recusou], parece-me que, se não é uma fraude, tem feito um trabalho notável em esconder a sua competência.


De FNV a 18 de Outubro de 2011 às 22:57
BSS dá aulas a 300 m de minha casa. A sua ciência resume-se a isto:

1) O direito, nas sociedades capitalistas, é um instrumento de dominação utilizado pelo poder para subjugar o povo ( Foucault / Althusser reloaded ).
2) A ciência moderna é sexista, capitalista e imperialista ( Said/ Bhabha reloaded ).


Comentar post

autores

Bruno Vieira Amaral

Priscila Rêgo

Rui Passos Rocha

Tiago Moreira Ramalho

Vasco M. Barreto

comentários recentes
Great post, Your article shows tells me you must h...
You’ve made some really good points there.I looked...
دردشة سعودي ون (http://www.saudione.org/) سعودي و...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
http://www.chat-palestine.com/ title="شات فلس...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
كلمات اغنية مين اثر عليك (http://firstlyrics.blogs...
o que me apetecia ter escrito. mas nao o faria mel...
good luck my bro you have Agraet website
resto 5resto ya 5waga
posts mais comentados
125 comentários
114 comentários
53 comentários
arquivo

Fevereiro 2013

Novembro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

links
subscrever feeds