Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

Trágico

Priscila Rêgo, 18.10.11

O Henrique Raposo pergunta aqui qual é a taxa de desemprego dos cursos do professor Boaventura Sousa Santos. Boa pergunta. Como pode confirmar aqui, a taxa de desemprego de sociologia em Coimbra é de... txaran, 20%.

 

Boaventura ilustra de forma perfeita a tragédia do nosso mercado de trabalho dual. As tretas que tem na cabeça valem-lhe um emprego seguro e bem remunerado todos os anos. A contrapartida disto é a desgraçada dos jovens que todos os anos lhe passam pelas mãos. Claro que está contra a mudança. Mas era bom que os jovens da manif soubessem o que a situação actual acarreta.

 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Priscila Rêgo 18.10.2011

    Zé,

    Eu não defendi o despedimento do BSS, nem defendi que se metessem as pessoas à força nos cursos de engenharia. Não vale a pena criar homens de palha.

    Em relação às tretas: o que conheço do BSS, seja das suas intervenções públicas no domínio da economia e sociologia, seja da sua produção intelectual no domínio académico ["Um discurso sobre as ciências" e por aí fora] levam-me a concluir que está perigosamente perto de ser uma fraude intelectual. O que não significa que nunca tenha feito nada de intelectualmente relevante.

    Concordo que o BSS não tem de espantar os seus alunos nem de os mandar para engenharias. Mas a sociologia de caca que ele ajudou a fundar e cimentar em Portugal causa muito mais desemprego do que o neoliberalismo contra o qual ele verbera de cada vez que abre a boca.

    O facto de nunca lhe ter ouvido um pio acerca de taxas de emprego relativas, conjugado com o facto de culpar espantalhos por uma situação que está mais que identificada, leva-me a concluir que ele é pelo menos co-responsável pela situação. Seja por conveniência, seja por ignorância.
  • Imagem de perfil

    jpm 18.10.2011

    PR,

    1) a invenção dos homens de palha não é minha. Como é evidente e tu rapidamente admitirás, a culpa da taxa de desemprego em sociologia não é o do seu formato particular, neste caso do BSS e do CES. Como já alguém disse por aí, é ver o que se passa nos outros cursos de sociologia (e de história, e de RI, e Ciências da Comunicação e por aí fora). Espantoso que assaques ao BSS a fraca empregabilidade no domínio das Ciências Sociais e não tenhas nem uma palavra para uma sociedade que se baba por transformar o conhecimento numa coisa produtiva. E é espantoso o desplante do Henrique Raposo, que é formado em ciências sociais em troçar dos restantes tipos que não tiveram a sorte de alguém lhes pagar para escrever idiotices com um toque de humor para retardados.

    2- A brincadeira do laboratório pode ser invertida e eu dizia que o Henrique Raposo vem de uma laboratório financiado pelo Estado para produzir ideologia, e que o Rui Ramos, o Vasco Pulido Valente, a Maria Filomena Mónica e o Barreto estão exactamente na mesma situação que o BSS. A diferença é que eu acho isso estúpido, mais que não seja porque confunde uma instituição com um ou dois gajos.
    3- Esta merda é um ataque ad hominem, e não tem outro nome, só porque o HR não gosta do que o BSS diz ( e atenção que eu também não gosto particularmente). Mas não me parece que tu ou o HR tenham lido a obra do BSS com suficiente atenção para fazerem um juízo tão categórico.

    4- És bem mais inteligente que o Raposo. Podes criticar o que o BSS diz sem teres de repescar um truquezinho manhoso.
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.