Segunda-feira, 16 de Abril de 2012
Priscila Rêgo








O João Miranda argumentou que, em períodos de declínio demográfico, é possível reduzir o "stock" de capital, e dá como exemplo o fecho da Maternidade Alfredo da Costa. Isto parece-me trivialmente verdadeiro: se formos 10 mil e não 10 milhões, é óbvio que não precisamos de tantos quilómetros de auto-estrada, de tantos hospitais ou de tantas escolas. Por outro lado, confesso que não percebo muito bem em que é que isto contribui para tornar o sistema de capitalização mais eficiente do que o pay as you go.  



Acerca da questão da acumulação de capital, o LA-C sugeriu que o sistema de capitalizações leva a um aumento da poupança, que se traduz na acumulação de capital (capital físico, ou seja, investimento - e, por consequência, maior PIB potencial no futuro). Neste sentido, a capitalização leva de facto a um aumento do bolo futuro, contribuindo pelo menos para amenizar o problema do declínio demográfico. 




A "poupança adicional" pode ser a poupança feita pelas família no seguimento da mudança de sistema. No pay as you go, as famílias consomem e pagam contribuições sociais que entram nas contas dos idosos como prestações sociais e podem então ser gastas em consumo. Se as famílias não tiverem de pagar estas contribuições, aumentam o seu rendimento disponível e podem poupar mais. O aumento da poupança conduz, de uma forma ou de outra, a mais investimento e, logo, a maior PIB no futuro. 



Por outro lado, os reformados continuam a ter de comer e alimentar-se. Se o dinheiro não vem das famílias como contribuições sociais, vem de onde? No sistema de capitalizações, vem necessariamente das empresas e Estados, sob a forma de juros de dívida, lucros de acções e outro tipo de rendimentos - os activos em que as poupanças foram investidas. Estes fluxos financeiros são deduzidos do rendimento disponível das mesmas empresas e Estados e levam, por isso, a uma diminuição das possibilidades de investimento destes sectores.  




Se passarmos de um sistema para o outro de imediato (hoje, por exemplo), é verdade que há uma geração - os trabalhadores actuais - que deixa de contribuir para a Segurança Social e aumenta desta forma o investimento e o stock de capital da economia. Mas ao menos que aceitemos deixar os pensionistas sem rendimentos, terá de ser o Estado a emitir dívida para financiar estas pensões, o que acaba por reduzir de novo a poupança da economia.



Ou seja, ao nível agregado da economia como um todo parece-me que a transição de sistema não tem grande impacto na poupança e, por conseguinte, no investimento. Apenas altera a proveniência da poupança interna e muda a origem e destino dos fluxos de rendimentos subsequentes.



1 comentário:
De chat a 14 de Julho de 2014 às 16:01

شات مصريه (http://www.maasrya.com/)
منتدي صور مصريه (http://www.maasrya.com/vb)
منتدي صور (http://www.maasrya.com/vb)
منتديات مصريه (http://www.maasrya.com/vb)


Comentar post

autores

Bruno Vieira Amaral

Priscila Rêgo

Rui Passos Rocha

Tiago Moreira Ramalho

Vasco M. Barreto

comentários recentes
Great post, Your article shows tells me you must h...
You’ve made some really good points there.I looked...
دردشة سعودي ون (http://www.saudione.org/) سعودي و...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
http://www.chat-palestine.com/ title="شات فلس...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
كلمات اغنية مين اثر عليك (http://firstlyrics.blogs...
o que me apetecia ter escrito. mas nao o faria mel...
good luck my bro you have Agraet website
resto 5resto ya 5waga
posts mais comentados
125 comentários
114 comentários
53 comentários
arquivo

Fevereiro 2013

Novembro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

links
subscrever feeds