Quarta-feira, 2 de Maio de 2012
Priscila Rêgo

Pára-raios nas igrejas

É para lembrar aos ateus

Que um crente, por mais que o seja

Não tem confiança em Deus

 

De certeza que há uma quadra semelhante para o liberalismo tuga. Mas quem é que, num Governo supostamente de direita, se lembra de uma coisa destas? 

 

Supermercados: Ministra tem planos para evitar promoções inesperadas.


14 comentários:
De jj.amarante a 3 de Maio de 2012 às 00:15
Mostro aqui um campanário de uma igreja com um para-raios:
http://imagenscomtexto.blogspot.pt/2008/08/recortando-o-cu.html
Infelizmente o html trata mal os sinais diacríticos, com resultados menos felizes no tratamento de palavras como "céu".


De Nuno Gaspar a 3 de Maio de 2012 às 00:38
Ajude-me, Priscila

Em que é que isso difere, por exemplo, disto:

http://publication.prod.wcm.impresa.pt:8080/sicnot/economia/2011/10/26/juros-dos-depositos-a-prazo-travados-pelo-banco-de-portugal


De Miguel Madeira a 3 de Maio de 2012 às 01:17
Ser feito pelo Banco de Portugal e não pelo governo?

De qualquer, a ministra é provavelmente uma democrata-cristã, e cada vez creio mais que a democracia-cristã e o seu irmão chegado conservadorismo são, das várias ideologias que a humanidade inventou, talvez as que mais facilmente dão para tudo.


De Nuno Gaspar a 3 de Maio de 2012 às 02:21
"Mas quem é que, num Governo supostamente de direita, se lembra de uma coisa destas? "

Talvez quem ache que a economia geradora de emprego e riqueza em Portugal não se resume a dois supermercados.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=554485&pn=1


De Luís Lavoura a 3 de Maio de 2012 às 12:29
num Governo supostamente de direita

A Priscila confunde nesta frase "liberal" com "de direita". São coisas diferentes.

A ministra Cristas pertence ao CDS, que é um partido de direita mas não liberal. (Alguns militantes quiseram há uns tempos formar nele um "ala liberal", mas o projeto abortou.)

O CDS tem historicamente sido um partido conservador, democrata-cristão. Aliás, tal como o PSD - não é por acaso que estão ambos integrados no Partido Popular Europeu, em vez de estarem na Aliança dos Liberais e Democratas Europeus.


De Pedro a 4 de Maio de 2012 às 13:04
Sobre a discussão aí em cima, olhem que conservadorismo e democracia cristã não é historicamente a mesma coisa. A democracia cristã está na sua origem ligada à doutrina social da Igreja, mais ou menos com origem na encíclica Rerum Novarum do Leão XIII, no fim do séc. XIX. Foi com essa matriz que foi fundado o CDS, pelo menos nos seus princípios programáticos. Era um partido de centro, não de direita, se quisermos ser rigorosos. O conservadorismo não coincide com a democracia cristã, embora tenha pontos de contacto. Mas agora está tudo uma salganhada e se convive conservadorismo com democracia cristã, pode acrescentar-se à salada até o anarco liberalismo. Creio ser fácil encontrar quem vote CDS, ou mesmo quem milite no partido, e defenda isso mesmo.


De Miguel Madeira a 4 de Maio de 2012 às 17:54
Por alguma razão, eu escrevi "a democracia-cristã e o seu irmão chegado conservadorismo", em vez de pura simplesmente escrever "a democracia-cristã/consevadorismo". De qualquer maneira penso que a sua àrvore genealógica é largamente comum (ambos evoluiram a partir do pensamento contra-revolucionário do final do século XVIII/principios do XIX, o conservadorismo tentando um compromisso com o liberalismo, e a democracia-cristão tentando ultrapassar o liberalismo "pela esquerda")

Diga-se que o "dá para quase tudo" até se aplicará mais ao conservadorismo do que à democracia-cristã (suspeito que a razão porque conservadores e democratas-cristãos convivem facilmente no mesmo partido é porque o leque de opções politicas que "cabem" no conservadorismo é suficientemente vasto para não haver nada na democracia-cristã que seja especificamente repulsivo para os conservadores).


De Pedro a 4 de Maio de 2012 às 22:45
o leque de opções do conservadorismo inclui deixar que os seus irmãos democratas cristãos lhes tirem uns trocos dos bolsos para distribuir pelos mais pobres, sem grandes exageros, enquanto convivem alegremente. Toda a gente sabe que eles sempre gostaram dos pobres. Em tempos remotos, quando as coisas eram mais consistentes, os conservadores sentiram-se um bocado assustados com a rebeldia dos seus irmãos. Isso passou, quando os seus irmãos sairam da adolescência para a idade de responsabilidade.


De Luís Lavoura a 4 de Maio de 2012 às 18:11
conservadorismo e democracia cristã não é historicamente a mesma coisa

Historicamente e filosoficamente não é, mas na prática é. Por alguma razão os partidos democratas-cristãos e os partidos conservadores estão misturados no Partido Popular europeu.

Na prática, aliás, hoje em dia o conservadorismo e a democracia-cristã praticamente desapareceram enquanto tais. Filosoficamente, estão pura e simplesmente esgotados.


De Miguel Madeira a 4 de Maio de 2012 às 23:37
O conservadorismo pode ser definido como "a razão humana trabalhando no vazio não é suficientemente poderosa para determinar como a sociedade deve ser organizada, por isso devemos recorrer à experiência acumulado nas instituições, costumes e valores que evoluíram por tentativa e erro ao longo de séculos".

A democracia-cristã (sobretudo em ambiente católico) inspira-se, entre outras coisas, na ideia de que "a razão humana trabalhando no vazio não é suficientemente poderosa para determinar como a sociedade deve ser organizada, por isso devemos recorrer à Revelação transcendental, expressa e interpretada pela doutrina cristã".

Ora, no contexto de um civilização em que o Cristianismo (e nomeadamente a Igreja Católica) foi a mais importante autoridade intelectual durante quase dois mil anos, a "doutrina cristã" e as "tradições desenvolvidas lentamente ao longo dos séculos" acabam por se interpenetrar bastante - afinal, a doutrina cristã foi sendo desenvolvida e interpretada no contexto das instituições e tradições existentes nestes últimos 2000 anos, acabando por as reflectir (qualquer passagem mais ambígua da Biblia acabará por ser interpretada da maneira mais consonante com o mundo em que o "interpretador" vive - afinal, até os magos passaram a "reis magos"); e as tais tradições evoluíram no contexto de uma civilização dominada pelo Cristianismo, logo a sua evolução foi influenciada pela doutrina cristã (ex. - a partir de certa altura, os reis passaram a ser "pela graça de Deus").

Assim, defender as "instituições e valores tradicionais" ou defender os "valores cristãos" acaba por ser muito parecido, pelo menos no Ocidente.


De Pedro a 5 de Maio de 2012 às 01:37
A democracia cristã, ou é, ou não é. De resto, socialismo, comunismo, fascismo, esquerda e direita, tudo saiu do tronco do cristianismo, e continuam, de uma ou outra maneira, a assumir essa herança. todos defendem os valores cristãos, afinal, e cada um pode ir buscar aos evangelhos o que lhes der mais jeito. E no entanto, a defunta (?) Teologia da Libertação, por exemplo, tem muito pouco em comum com o conservadorismo.


De André Miguel a 5 de Maio de 2012 às 20:33
Ficámos a saber que também temos um direita-caviar. Promoções?! C'orror!


De Miguel Madeira a 5 de Maio de 2012 às 22:16
Bem, imagino que a expressão "esquerda caviar" (e "limousine liberal", "champagne socialist" e afins) tenha sido inventada exactamente porque se considera haver à partida uma oposição entre os dois conceitos, enquanto que direita-caviar seria um conceito tão redundante que nem precisaria de ter uma designação.


De chat a 14 de Julho de 2014 às 15:56

شات مصريه (http://www.maasrya.com/)
منتدي صور مصريه (http://www.maasrya.com/vb)
منتدي صور (http://www.maasrya.com/vb)
منتديات مصريه (http://www.maasrya.com/vb)


Comentar post

autores

Bruno Vieira Amaral

Priscila Rêgo

Rui Passos Rocha

Tiago Moreira Ramalho

Vasco M. Barreto

comentários recentes
Great post, Your article shows tells me you must h...
You’ve made some really good points there.I looked...
دردشة سعودي ون (http://www.saudione.org/) سعودي و...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
http://www.chat-palestine.com/ title="شات فلس...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
كلمات اغنية مين اثر عليك (http://firstlyrics.blogs...
o que me apetecia ter escrito. mas nao o faria mel...
good luck my bro you have Agraet website
resto 5resto ya 5waga
posts mais comentados
125 comentários
114 comentários
53 comentários
arquivo

Fevereiro 2013

Novembro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

links
subscrever feeds