Quarta-feira, 20 de Junho de 2012
Priscila Rêgo

O desemprego é um mito criado pela comunicação social. O Ricardo Campelo de Magalhães, do Insurgente (acho que vou criar uma tag só para ele), fez a descoberta e decidiu partilhá-la com o resto do mundo. 

  

Parece que a percentagem da população empregada é hoje muito maior do que nos "dourados" anos 50 e anos 60. Ou, como ele diz, "o problema da actual crise não é a falta de empregos".

 

 

 

 

O Ricardo desvendou uma conspiração da imprensa mundial para ocultar a força do mercado laboral americano. Ou, então, esqueceu-se só que dos anos 50 para cá as mulheres, enfim, saíram de casa. 

 

 

 

 

Em baixo, um retrato mais fiel de uma economia que não tem problemas de emprego (dados da Reserva Federal)

 

 

 

 

 


26 comentários:
De PALAVROSSAVRVS REX a 21 de Junho de 2012 às 00:34
Pricila, este post é uma deliciosa árvore de Natal sem prendas.


De Ricardo Campelo de Magalhães a 21 de Junho de 2012 às 00:47
WOW. Douta Ignorância realmente.

Priscila,
Repare que é óbvio que a taxa de actividade aumentou (não só pelo aumento da participação da mulher no mercado de trabalho, mas também). Vem em diversas estatísticas e quem está atento mais tarde ou mais cedo cruza-se com esse dado, como já me aconteceu várias vezes.

Como é óbvio o Desemprego também aumentou face aos anos dourados do pós-guerra, sobretudo nos últimos anos. O que justifica a última queda.

O que descobri ao ver o ficheiro em anexo no meu artigo é que juntando os 2 efeitos, eles em grande parte anulam-se e portanto a população empregada é hoje próxima da que se verificava na época do crescimento do pós-guerra.

Sem conspiração, sem complicação.
Só isso. Achei curioso e partilhei.
E a Priscila faz tanto por... nada.



De PALAVROSSAVRVS REX a 21 de Junho de 2012 às 00:49
LOL Também me pareceu. E com indisfarçável sofreguidão.


De PR a 21 de Junho de 2012 às 01:07
No problemo. Eu também só andava a passar tempo nas bases de dados da Fed e notei, por acaso, que a taxa de desemprego está no segundo valor mais alto dos últimos 65 anos. Achei curioso e partilhei.

Obviamente, só por má vontade poderia imaginar que isto invalida a sua tese de que não há falta de empregos.


De Ricardo Campelo de Magalhães a 21 de Junho de 2012 às 02:01
Mas que tese?
Mas eu coloco alguma hipótese?!?
Mas eu tiro alguma conclusão nesta problemática?!?
Ainda estou a constatar um número e a pensar em teses Priscila. Nunca em lado nenhum destes artigo falo em tese, compreende?

Consegue-me dizer onde foi bucar a ideia de que há alguma tese?!?
Rapariga paranóica... tudo tem de ter uma tese, uma tese...


De PR a 21 de Junho de 2012 às 11:21
"Consegue-me dizer onde foi bucar a ideia de que há alguma tese?!?"

Consigo. Foi aqui: «o problema da actual crise não é a falta de empregos»



De Pedro Ferreira a 21 de Junho de 2012 às 09:21
Ricardo,

Imagine um País que há 50 tinha 50% de jovens abaixo de 15 anos, 40% em idade de trabalhar e os restantes 10% em idade da reforma. Suponhamos também que dos 40% em idade de trabalhar se repartiam em 36% efectivamente a trabalhar e 4% a procurar emprego mas sem sucesso. Ora isto dá 36% de pessoas empregadas (relativamente ao total da população) e a taxa de desemprego é de 10%. Por curiosidade, a taxa de emprego é de 72%.

Imagina que hoje, nesse mesmo País, a população envelheceu. Agora, há apenas 30% de jovens, 50% em idade de trabalhar e 20% de pessoas em idade da reforma. Suponha também que dos 50% em idade de trabalhar, 40% estão a trabalhar e 10% estão à procura de emprego. Ora isto dá uma taxa de desemprego de 20%. E, por curiosidade também, a taxa de emprego é de 57%.

Em que período do tempo é que há mais falta de empregos? Será hoje, com uma taxa de desemprego de 20% ou há 50 anos atrás, onde essa taxa era de 10%?

Mas repare também que a percentagem de gente que trabalha hoje "relativamente ao total da população" é de 40% mas há 50 anos atrás era apenas 36%. Essa percentagem até subiu nos últimos 50 anos.

Ainda acha que pode olhar para a percentagem de gente que trabalha relativamente à população total e tirar daí conclusões sobre se há mais ou menos falta de emprego?

Aliás, esta discussão nem se deveria pôr tendo em conta a definição de desemprego em sentido estrito que é usada pela maior parte dos institutos de estatística do mundo. Um desempregado é aquele que não trabalha mas que faz todas as diligências para encontrar trabalho. Ora se não consegue é, em geral, porque não há trabalho. Logo, a forma correcta de analisar se há falta de trabalho seria olhar simplesmente para a taxa de desemprego.


De Miguel Madeira a 21 de Junho de 2012 às 02:43
"O problema da crise actual não é a redução da população empregada."

Tem cara de tese.


De Carlos Novais a 21 de Junho de 2012 às 11:03
Aproveito para comentar que a primeira com desemprego estrutural prolongado foi mesmo a Grande Depressão porque pela primeira vez o sistema político, começando logo com Hoover em1930 e depois Roosevelt em 1933, conseguiu intervir no sentido dos salários nominais não descerem, e cartelizando as indústrias (à boa moda fascista da época) para tentar que os preços não descessem. Pelo caminho, num período de fome, até colheitas e criação de porcos destruíam como política de manutenção de preços).

Portanto, é a Grande Depressão a primeira prova empírica das graves consequências de não deixar o ajustamento ter lugar.

O problema do desemprego em período de crise passa por não deixar as empresas restabelecer a sua rentabilidade normal.

Nem emprego nem crescimento, cujos seus defensores na linha keynesiana, vão é socorrer-se do estímulo da procura agregada, whatever that means, a qual mesmo quando não defendida explicitamente está presente em raciocínios do género: "se baixar salários as pessoas vão ter menos rendimento para gastar na economia". É a invocação do multiplicador.


De Carlos Novais a 21 de Junho de 2012 às 11:07
"Aproveito para comentar que a primeira CRISE com desemprego estrutural prolongado foi mesmo a Grande Depressão"

" É a EVOCAÇÃO do multiplicador."


De Wyrm a 21 de Junho de 2012 às 12:48
"Portanto, é a Grande Depressão a primeira prova empírica das graves consequências de não deixar o ajustamento ter lugar."

É incrivel como este CN parece mesmo acreditar na porcaria que escreve...

Mas também, há quem acredite em amigos imaginários, santos, deuses, mulheres que procriam com deuses e que aparecem em cima de arvores a pastores...



De Carlos Novais a 21 de Junho de 2012 às 13:06
Caro Wyrm

Veja lá nos seus dados qual foi a evolução do desemprego de 1930 a 1940.

Depois procure um pouco sobre referências às políticas de salários e preços durante essa década, que começaram logo com Hoover.


De Wyrm a 21 de Junho de 2012 às 13:57
Caro CN,

Quem interpreta dados apenas á luz da sua fé tem pouca moral para mandar estudar os outros...


De Carlos Novais a 21 de Junho de 2012 às 15:13
É possível interpretar dados sem ser à luz de uma fé?


De Wyrm a 21 de Junho de 2012 às 18:29
A partir do momento em que fé consiste em acreditar em algo sem qualquer evidência eu acho sim.
Não só é possivel como também desejável que dados sejam interpretados sem qualquer tipo de fé e que não sirvam apenas para serem manipulados de modo a que suportem conclusões tiradas à priori.


Mas compreendo totalmente que você ache que não.


De Carlos Novais a 21 de Junho de 2012 às 20:44
Portanto acredita numa interpretação de dados neutra. Isso não existe.

Mas eu estou a dar dados:

- a taxa de desemprego foi elevadíssima até à entrada dos EUA na guerra
- quer Hoover quer Roosevelt fieram tudo para impedir a que de salários, coisa conseguida (no sentido de institucionalmente -politicamente).

Na altura dizia-se que a coisa nem era má desde que não tivesse desempregado porque os salários reais até subiram.

O contraste oposto está na crise anterior de 1921 cuja queda sa produção industrial até foi maior que em 1929. Preços e salários caíram acentuadamente, a despesa do estado foi cortada, e depois de um pico de desemprego de crerio 15% passado ano e meio tinha passado. 2 anos depois estavam quase em pleno emprego.

Dados. 1921 não costuma aparacer nos manuais porque não dá jeito. Seja como for os dados do New Deal são claros. Dmesemprego presistente.


De pr a 21 de Junho de 2012 às 23:00
CN, só por curiosidade, sabe dizer-me onde posso encontrar esses dados? É que as fontes que eu costumo usar (Fed, NBER, Angus Madisson) vão em sentido contrário. [Por exemplo, para o caso da produção industrial, ver aqui: http://research.stlouisfed.org/fred2/graph/?id=INDPRO, ]


De Miguel Madeira a 21 de Junho de 2012 às 23:51
Bem, pelos vistos do principio de 1920 até março de 1921 houve uma quebra de 32%; já nos 15 meses a seguir a outubro de 1929, parece ter havido uma quebra de 25%; ou seja, se a GD tivesse acabado no mesmo instante em que acabou a crise de 1920-21, teria realmente tido uma queda menor.


De PR a 22 de Junho de 2012 às 00:08
Pois. Mas a questão é que não acabou aí :)

Não estou a dizer que, para efeitos de comparação de política, até não faça sentido "trancar" os dois períodos. Mas acho que quando o CN diz que a produção industrial caiu mais na crise de 1921 do que na crise de 1929, não está a dizer "a crise de 1929 se ajustada ao período temporal da crise de 1921".


De Carlos Novais a 22 de Junho de 2012 às 00:45
Interpretar assim: a queda no inicio da primeira foi maior do que a inicio da crise em 1929 (foi esta formulação que li na minha fonte). Assim sendo precisaria de medidas ainda mais fortes do que foram posta em prática logo em 1929 e 1930 (existe o mito que Hoover foi um não intervencionista salvo depois por Roosevelt, cuja plataforma eleitoral falava da irresponsabilidade orçamental de Hoover ...)

Mas como a crise de 1921 teve uma cura digamos não-intervencionista (queda de preços, salários, da massa monetária e da despesa - tudo o hoje se diria poder ser causa de uma espiral sem fim) durou menos tempo tendo a queda estabilizado mais cedo que no caso de 1929, a qual se transformou em Grande... como resultado das politicas implementadas (ainda assim o pico do défice foi creio "apenas" de 5,5%).


De Zé Manel a 21 de Junho de 2012 às 15:05
Wyrm

O mesmo se pode dizer em relação às suas palavras...


De Sérgio a 21 de Junho de 2012 às 10:11
É incrivel como os "insurgentes" quando são metidos na ordem entram sempre n'"o significado obvio desta frase não é o que eu quis dizer."


De Zé Manel a 21 de Junho de 2012 às 15:08
Só pode ser piada não??
Mas também, vindo de quem vem...


De منتديات حلا الترك a 19 de Junho de 2013 às 09:29



http://www.hla7.com/vb منتديات
http://www.hla7.com الحصري ويانا غير
http://www.hla7.com يوتيوب
http://www.hla7.com/vb حلا الترك
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=65 اغاني مسلسلات
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=64 برودكاست
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=63 منتديات شوجي
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=62 منتديات الهام
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=61 صور فنانين
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=60 الصحه
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=59 مسجات
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=54 اذكرو الله
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=53 ترددات
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=52 صور سيارات
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=51 صور رياضة
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=50 صور تصاميم
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=49 تصاميم
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=48 تحميل اغاني
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=47 مسلسلات تركية
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=46 مسلسلات رمضان
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=45 كلمات الاغاني
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=44 يوتيوب
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=43 العاب 2013
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=42 ارشيف المنتدى
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=41 خدمات الزوار
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=40 حلا الادارية
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=39 صور حب
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=38 صور مضحكة
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=37 صور بنات
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=36 صور 2013
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=35 ازياء
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=34 ملابس اطفال
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=33 تسريحات
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=32 مكياجات
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=31 وظائف
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=30 اخبار
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=29 اناشيد
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=28 حلا الاسلامية
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=27 حلا العامة
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=25 اثاث
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=24 توبيكات
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=23 مطابخ
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=22 قصص
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=21 اشعار
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=20 بحوث
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=19 العاب المنتدى
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=16 ازياء
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=15 برامج
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=14 جولات
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=13 رمزيات جلاكسي
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=12 رمزيات ايفون
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=11 رمزيات بلاك بيري
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=10
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=9
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=8
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=7
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=6 اغاني حلا
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=5 اغاني حلا الترك
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=4 صور حلا الترك
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=2 اخبار حلا الترك
http://www.hla7.com/vb/forumdisplay.php?f=1
http://www.hla7.com/vb/sitemap.php خريطة المواضيع
http://www.hla7.com/vb/forumsmap.php خريطة الاقسام
http://www.hla7.com/vb/sitemap_index.xml.gz
http://www.hla7.com/vb/external.php?type=rss2
http://www.hla7.com/vb/sitemap/index.php
http://www.hla7.com/vb/showthread.php?t=2384 زخرفة . زخارف شات
http://www.hla7.com/category1 اسلاميات
http://www.hla7.com/category2 الاخبار
http://www.hla7.com/category3 الجوالات
http://www.hla7.com/category4 مقاطع مضحكة
http://www.hla7.com/category5 افلام انمي
http://www.hla7.com/category6 مسلسلات 2013
http://www.hla7.com/category7 الفن واهله
http://www.hla7.com/category8 مقاطع منوعه
http://www.hla7.com/category9 مسلسلات رمضان
http://www.hla7.com/category12 اغاني بدون موسيقى
http://www.hla7.com/category10 تحميل اغاني
http://www.hla7.com/category11 كلمات اغاني
http://www.hla7.com/category14 اناشيد
http://www.hla7.com/category24 صور حب
http://www.hla7.com/category25 مدرب الطباعه
http://www.hla7.com/203.html مسجات رومانسية


De ugly images a 9 de Setembro de 2013 às 10:32
ugly images
ugly images (http://www.0yy.net)
ugly (http://www.0yy.net)
ugly people (http://0yy.net/cat1.htm)
ugly dolls (http://0yy.net/cat5.htm)
ugly cats (http://0yy.net/cat2.htm)
ugly face (http://0yy.net/cat6.htm)
ugly animals (http://0yy.net/cat7.htm)
ugly babies (http://0yy.net/cat4.htm)
ugly christmas sweaters (http://0yy.net/cat8.htm)
منتديات توب عرب للمبدعين احساس منتديات عامة
افضل المنتديات العربية
منتديات (http://www.top3rab.com)
صور (http://www.top3rab.com/showthread.php?t=1285)
صور طبيعية (http://www.top3rab.com/showthread.php?t=1285)
صور اطفال (http://www.top3rab.com/showthread.php?t=581)
صور رومانسية (http://www.top3rab.com/showthread.php?t=2257)
صور مضحكة (http://www.top3rab.com/showthread.php?t=2244)
صور سيارات (http://www.top3rab.com/showthread.php?t=2246)


De chat a 14 de Julho de 2014 às 15:34

شات مصريه (http://www.maasrya.com/)
منتدي صور مصريه (http://www.maasrya.com/vb)
منتدي صور (http://www.maasrya.com/vb)
منتديات مصريه (http://www.maasrya.com/vb)


Comentar post

autores

Bruno Vieira Amaral

Priscila Rêgo

Rui Passos Rocha

Tiago Moreira Ramalho

Vasco M. Barreto

comentários recentes
Great post, Your article shows tells me you must h...
You’ve made some really good points there.I looked...
دردشة سعودي ون (http://www.saudione.org/) سعودي و...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
http://www.chat-palestine.com/ title="شات فلس...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
كلمات اغنية مين اثر عليك (http://firstlyrics.blogs...
o que me apetecia ter escrito. mas nao o faria mel...
good luck my bro you have Agraet website
resto 5resto ya 5waga
posts mais comentados
125 comentários
114 comentários
53 comentários
arquivo

Fevereiro 2013

Novembro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

links
subscrever feeds