Quinta-feira, 30 de Agosto de 2012
Priscila Rêgo

Eu sei que já vem tarde - o post tem uns cinco ou seis dias - mas só agora li a pérola. Helena Matos cita um trecho de um texto que diz que "todo o argumento que tenta estabelecer uma distinção moral entre animais humanos e não humanos, tenta retirar aos últimos o direito a ter direitos somente por pertencerem a uma espécie diferente da nossa"

 

Vindo de onde vem (Esquerda.net...) eu até diria que é uma das coisas mais ponderadas, sensatas e razoáveis que se lê por aquelas bandas. Mas a Helena Matos extrai, daqui, que "Nesse caso é tão válido a nossa espécie retirar direitos como dá-los porque os animais per si são alheios a essa visão humanizada da sua vida. Por este caminhar as águias ainda são obrigadas  a optar pelo vegetarianismo e o BE ainda vai exigir um canal do  serviço público de televisão para vacas e RSI para as ratazanas altruístas".

 

Hum, como disse?

 

Ó Helena, os bébés e alguns deficientes mentais também são alheios a essa "visão humanizada" da sua vida. Isso não significa que tenhamos a liberdade de os espancar, violar ou matratar. Os direitos éticos não se fundam na reciprocidade. Isso não é ética nem moral nenhuma - é calculismo. E para promover o calculismo não precisamos de alterar a lei - acredite que cada um chega lá por si mesmo. 

 

E eu não sei o que o João Semedo acha do excerto do artigo em questão. Mas imagino o que ele acharia de um texto que começa a ironizar com uma trivialidade (que a distinção humano/não humano é um critério especista), passa para a conclusão de que só quem tem deveres pode ter direitos, e acaba a falar em RSI para ratazanas altruístas. Como ele é médico, talvez conseguisse identificar a patologia. 

 


67 comentários:
De LA-C a 4 de Setembro de 2012 às 07:55
OK, mas nesse caso a pergunta anterior do Nuno Gaspar também faz sentido. Se o que conta é a "capacidade de sentir dor, capacidade de pensar e raciocinar, consciência e por aí fora", então pode fazer mais sentido que se invista em hospitais para cães e gatos do que em tratamentos para algumas doenças psiquiátricas em doentes terminais e por aí fora, não?

PS Lembrei-me que o ter sugerido que o Tiago podia ser um cão podia ser interpretado como insulto. Obviamente não era essa a intenção. Apenas quis ter piada, mas agora ao ler, não lhe vi piada nenhuma. TMR, aceite as minhas desculpas caso tenha lido isto como ofensivo.


De Tiago Moreira Ramalho a 4 de Setembro de 2012 às 11:45
Ahahah de todo. Respondi ao comentário da Priscila antes de ver este. A discussão está interessante. E se para que ela continue, isto apesar do Nuno Gaspar, tiverem de me transformar num hipotético canídeo, força, força.


De PR a 4 de Setembro de 2012 às 13:18
Nesse caso específico, acho que não. Um humano, mesmo um doente terminal, tem, em princípio atributos mais relevantes do que um cão ou gato [consciência, capacidade de antecipar sensações, relações sociais, etc.].

Esse tipo de dilemas acontece mais com fetos, pessoas com lesões cerebrais irreversíveis e por aí fora. Já para não falar nas dificuldades práticas de pensar sequer em implementar um "hospital para cães e gatos".


De LA-C a 4 de Setembro de 2012 às 18:26
Reformulo a pergunta. Se concordas que o Tiago (assumindo que é um belíssimo exemplar canídeo) tem mais direitos que os da sua espécie, talvez por ser mais sentiente, então, por analogia, também concordas que entre os humanos haja diferentes direitos, porque, apesar de tudo, uns são mais inteligentes e sensíveis do que outros?


De PR a 5 de Setembro de 2012 às 00:50
Essa formulação não é a mais feliz. Mas se trocarmos "inteligentes e sensíveis" por "sensitivos e conscientes", tendo a concordar. Não acho que um zigoto tenha tantos direitos como uma criança formada, nem penso que o aborto seja moralmente equivalente a homicídio premeditado.


De LA-C a 5 de Setembro de 2012 às 13:58
Bem, fico com a ideia de que estás a fugir à pergunta, mas deixa estar, penso que neste momento já é claro qual a tua opinião sobre o assunto.


Comentar post

autores

Bruno Vieira Amaral

Priscila Rêgo

Rui Passos Rocha

Tiago Moreira Ramalho

Vasco M. Barreto

comentários recentes
Great post, Your article shows tells me you must h...
You’ve made some really good points there.I looked...
دردشة سعودي ون (http://www.saudione.org/) سعودي و...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
http://www.chat-palestine.com/ title="شات فلس...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
كلمات اغنية مين اثر عليك (http://firstlyrics.blogs...
o que me apetecia ter escrito. mas nao o faria mel...
good luck my bro you have Agraet website
resto 5resto ya 5waga
posts mais comentados
125 comentários
114 comentários
53 comentários
arquivo

Fevereiro 2013

Novembro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

links
subscrever feeds