Quinta-feira, 30 de Agosto de 2012
Priscila Rêgo

Eu sei que já vem tarde - o post tem uns cinco ou seis dias - mas só agora li a pérola. Helena Matos cita um trecho de um texto que diz que "todo o argumento que tenta estabelecer uma distinção moral entre animais humanos e não humanos, tenta retirar aos últimos o direito a ter direitos somente por pertencerem a uma espécie diferente da nossa"

 

Vindo de onde vem (Esquerda.net...) eu até diria que é uma das coisas mais ponderadas, sensatas e razoáveis que se lê por aquelas bandas. Mas a Helena Matos extrai, daqui, que "Nesse caso é tão válido a nossa espécie retirar direitos como dá-los porque os animais per si são alheios a essa visão humanizada da sua vida. Por este caminhar as águias ainda são obrigadas  a optar pelo vegetarianismo e o BE ainda vai exigir um canal do  serviço público de televisão para vacas e RSI para as ratazanas altruístas".

 

Hum, como disse?

 

Ó Helena, os bébés e alguns deficientes mentais também são alheios a essa "visão humanizada" da sua vida. Isso não significa que tenhamos a liberdade de os espancar, violar ou matratar. Os direitos éticos não se fundam na reciprocidade. Isso não é ética nem moral nenhuma - é calculismo. E para promover o calculismo não precisamos de alterar a lei - acredite que cada um chega lá por si mesmo. 

 

E eu não sei o que o João Semedo acha do excerto do artigo em questão. Mas imagino o que ele acharia de um texto que começa a ironizar com uma trivialidade (que a distinção humano/não humano é um critério especista), passa para a conclusão de que só quem tem deveres pode ter direitos, e acaba a falar em RSI para ratazanas altruístas. Como ele é médico, talvez conseguisse identificar a patologia. 

 


67 comentários:
De Miguel Madeira a 6 de Setembro de 2012 às 00:10
"Nós não somos geneticamente programados para defender a espécie - a selecção de grupo é um fenómeno raro. Somos geneticamente programados para nos defendermos a nós e aos nossos familiares."

Há quem diga que somo geneticamente programados para defender que partilhe genes conosco (e quanto mais a partilha, maior a defesa) - mas palpita-me que a maior parte das pessoas sente mais empatia por um cão ou um gato do que por um társio (ou mais pelo seu papagaio de estimação do que por uma ratazana).

Por outro lado, como não temos um dispositivo de leitura de ADN incorporado, é possivel que essa tendência para proteger quem possa ter um ADN parecido comnosco se manifeste, na prática, por proteger quem seja parecido comnosco, mesmo que possa ocasionalmente originar uma protecção a alguém que é parecido comnosco apenas por "evolução convergente" - o que já incluiria um extra-terreste que fosse parecido com um humano.


De PR a 6 de Setembro de 2012 às 00:51
"Há quem diga que somo geneticamente programados para defender que partilhe genes conosco"

Sim. Eu só achei que ia parecer pedante falar em "inclusive fitness" num comentário paralelo :-)

Na prática, penso que a 'programação' será um misto de "defender os que são mais parecidos" + "defender aqueles junto dos quais somos criados". Conjugando isto com a instrução "defender todos aqueles que te defendem", temos efeitos suficientes para explicar, directa ou indirectamente, todo o tipo de relações de empatia que se geram entre humanos e entre humanos e animais.


De Pedro a 13 de Setembro de 2012 às 15:22
Trazer isto para o campo da genética é fantástico. Haverá alguma deformação genética em quem prefere a companhia de um cão à de uma pessoa?


Comentar post

autores

Bruno Vieira Amaral

Priscila Rêgo

Rui Passos Rocha

Tiago Moreira Ramalho

Vasco M. Barreto

comentários recentes
Great post, Your article shows tells me you must h...
You’ve made some really good points there.I looked...
دردشة سعودي ون (http://www.saudione.org/) سعودي و...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
http://www.chat-palestine.com/ title="شات فلس...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
كلمات اغنية مين اثر عليك (http://firstlyrics.blogs...
o que me apetecia ter escrito. mas nao o faria mel...
good luck my bro you have Agraet website
resto 5resto ya 5waga
posts mais comentados
125 comentários
114 comentários
53 comentários
arquivo

Fevereiro 2013

Novembro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

links
subscrever feeds