Segunda-feira, 17 de Setembro de 2012
Rui Passos Rocha

1) Portugal vinha sendo apresentado como um caso de sucesso: os políticos apresentavam medidas de austeridade para combater a recessão e elas tinham o apoio tácito de grande parte da população, ou pelo menos a sua aceitação apática. Grande parte dessas medidas, inscrita no memorando de entendimento (assinado por Sócrates e com a aprovação de Passos Coelho), seria tida como inevitável e o seu cumprimento desejável para que continuássemos a receber os empréstimos da troika e evitássemos qualquer das alternativas que, por imprevisíveis ou indesejáveis, eram vistas como piores do que a deterioração do modo de vida.

Também a deteriorar-se vinha a opinião pública sobre a classe política. A perda parcial e temporária de soberania na formulação de políticas públicas não significa que os eleitores transfiram para a troika a responsabilidade por má governação. Todas as medidas, mas em particular as que vão além da troika, assentam num consenso frágil que implica progressividade na contribuição - quem mais tem mais deve dar. Passos Coelho desbaratou parte da pouca confiança pública possível com nomeações dúbias para cargos públicos e com o apoio aos desmandos de Miguel Relvas. E, pior, anunciou uma reformulação da TSU que não só inverte a tendência progressiva da contribuição como também não tem efeitos óbvios e significativos para a melhoria económica do país.

Grande parte dos que se manifestaram no sábado não está necessariamente contra as medidas exigidas pela troika, mas rejeita perder dinheiro em nome de políticas que considera injustas e que, pior, duvida virem a contribuir para o fim deste estado de coisas. António José Seguro vai votar contra o Orçamento de Estado, apesar de quase tudo o que lá consta ser praticamente inegociável; aquilo pelo qual deveria votar contra o OE, e que motivará uma sua moção de censura, é a proposta de alteração da TSU. Também Seguro está disposto a quebrar o consenso mínimo para se distanciar de um memorando de entendimento do qual pouco poderá negociar se chegar a líder do governo.

2) Hoje demorei 45 minutos a atravessar parte da Avenida da República (do Saldanha à rotunda do Marquês de Pombal) de autocarro. Tive tempo de sobra para observar que os polícias de trânsito deram prioridade aos carros sobre os autocarros, o que faz todo o sentido se o que se pretende é reduzir o tráfego automóvel e incentivar o recurso aos transportes públicos.

Uma das consequências da austeridade é a deterioração dos serviços públicos, com cortes em gastos e em pessoal. Mas esses cortes - ou racionalização, se preferirem ver a coisa só com o olho esquerdo - devem ser o mais consensuais possível: percursos com menos utentes devem ser reorganizados, trajectos optimizados, etc. O que não faz sentido é limitar o acesso automóvel ao centro da cidade e ao mesmo tempo fazer com que alguém demore o triplo do tempo a chegar do Saldanha a Alcântara pagando quase o dobro do que pagava há dois anos.

Fernando Henrique Cardoso dizia há dias que tempos de austeridade exigem líderes capazes. Para que estes possam encontrar uma saída para a crise, dizia ele. E, acrescento, para que estes minorem o mais possível os efeitos nefastos dos cortes, que só serão aceites se forem justos e inteligentes. Coisa que faltou nos últimos dias.


18 comentários:
De Pato Marreco a 17 de Setembro de 2012 às 15:54
É, é, continua com esses devaneios "socialistas" e ainda és saneado e apagado das fotografias como o outro "historiador" cá do blog...


De RPR a 17 de Setembro de 2012 às 15:57
Caro Pato, não se preocupe que aqui caminha-se direito. O JPM saiu com pena nossa e pelo próprio pé. Ainda cá temos espaço para ele assim que queira regressar. Quanto a eu ser socialista fez-me sorrir agora, o que não é de desprezar nos dias que correm.


De J. Saro a 17 de Setembro de 2012 às 16:11
O JPM saiu?

Reparei agora que o link para os seus posts não funciona...


De jpm a 17 de Setembro de 2012 às 16:31
Só para que não restem dúvidas, escrevi aqui sempre o que me apeteceu. Ninguém me convidou a sair. Saí porque quis. A decisão de apagar os posts foi minha, e prende-se com razões que só a mim dizem respeito.


De Anónimo a 17 de Setembro de 2012 às 18:18
Propostas vencidas para o desnivelamento do eixo-central ...
http :/ videos.sapo.pt /0zPuMlufz2nlYRkmozvW
http :/ videos.sapo.pt /wiFDLzUzaCMEjEWeijgY


Só para comparar.


De Anónimo a 17 de Setembro de 2012 às 18:32
Agora sim, os links corretos...

http://videos.sapo.pt/0zPuMlufz2nlYRkmozvW
http://videos.sapo.pt/wiFDLzUzaCMEjEWeijgY


De Luís Lavoura a 24 de Setembro de 2012 às 09:49
os polícias de trânsito deram prioridade aos carros sobre os autocarros

Toda a gente assim age, em Portugal. (Ou seja, em linguagem do PREC, os polícias de trânsito são filhos do povo.)

Em Portugal, toda a gente considera que os carros devem ter prioridade sobre os autocarros. Os condutores de autocarro dão sempre prioridade aos carros, e os condutores de carros metem-se sempre, sem pedir licença, à frente dos autocarros. É encarado como sendo normal.

Também nas autoestradas, os automobilistas normais atiram-se todos para a faixa da direita para deixar passar os aceleras que vão na da esquerda. Sacrificam-se a si mesmos porque aceitam que os aceleras têm direito de prioridade, são pessoas mais importantes.

Faz parte do modo portuguÊs de ver a vida. Considera-se que quem tem carro é mais importante do que os demais, e tem prioridade. E, se anda mais depressa no carro, é porque é ainda mais importante e merece ainda mais prioridade.


De Miguel Madeira a 26 de Setembro de 2012 às 19:33
"Também nas autoestradas, os automobilistas normais atiram-se todos para a faixa da direita para deixar passar os aceleras que vão na da esquerda."

Penso que é o código da estrada que diz que se deve, no possivel, andar na faixa mais à direita


De Luís Lavoura a 26 de Setembro de 2012 às 19:56
Diz. Mas também diz que, se se estiver a querer ultrapassar, se pode andar na faixa da esquerda. Não se é obrigado a passar de repente para a faixa da direita só porque lá atrás apareceu um acelera que vem ainda mais depressa e nos quer ultrapassar.
O que acontece em Portugal é que muitos automobilistas normais (a 120 à hora) se sentem na obrigação de se atirarem de repente para a faixa da direita, para o meio de carros que vão a 100 à hora, só porque aparece atrás deles um outro tipo que quer ir a 150.


De شات صوتي a 4 de Julho de 2013 às 02:05
Thank you to you and I'm really happy


De دردشه صوتيه a 5 de Novembro de 2013 às 04:56
Good morning dear, thank you for the wonderful article


De شات صوتي كامات a 7 de Novembro de 2013 às 11:20
Thank you for this content


De مدونة عرب ذوق a 10 de Novembro de 2013 às 10:40



Thank you for Featured Content and I really respect Malk all the greetings you :)


De قصص عربية a 29 de Janeiro de 2014 às 18:45
http://www.arab-stories.com
http://www.arab-stories.com/category/image
http://www.arab-stories.com/baby-photo
http://www.arab-stories.com/beautiful-images
http://www.arab-stories.com/anime-photo
http://www.arab-stories.com/photo-iloveyou
http://www.time-now-day.mrsaal.com
http://www.city-fay-codes.mrsaal.com
http://www.gta-codes.mrsaal.com
http://www.color-codes.mrsaal.com
http://www.z5rfh.mrsaal.com
http://www.time-now.mrsaal.com


De LEDO a 16 de Março de 2014 às 21:22
http://www.elbramg.com/java-full java
http://www.elbramg.com/java-full تحميل برنامج java
http://elbramg.com/subway-surfers-v1-15-0-new-orleans subway surfers
http://elbramg.com/subway-surfers-v1-15-0-new-orleans subway
http://elbramg.com/format-factory-full تحميل برنامج format factory
http://elbramg.com/format-factory-full format factory
http://www.elbramg.com/idm-6-18-build7-final Internet Download Manager
http://www.elbramg.com/idm-6-18-build7-final انترنت داونلود مانجر
http://www.elbramg.com/download-google-chrome Download Google Chrome
http://www.elbramg.com/download-google-chrome Google Chrome
http://www.elbramg.com/download-google-chrome Google Chrome Download
http://www.elbramg.com/download-google-chrome جوجل كروم
http://www.elbramg.com/download-google-chrome تحميل جوجل كروم
http://www.elbramg.com برامج نت
http://www.elbramg.com/realplayer-full RealPlayer
http://www.elbramg.com/realplayer-full تحميل برنامج ريل بلير
http://www.elbramg.com/youtube-downloader-free youtube downloader
http://www.elbramg.com/netcut-2-1-5 netcut
http://www.elbramg.com/netcut-2-1-5 نت كت
http://www.elbramg.com/flash-player-download flash player
http://www.elbramg.com/flash-player-download فلاش بلير
http://www.elbramg.com/yahoo-sign-up عمل ايميل ياهو


Comentar post

autores

Bruno Vieira Amaral

Priscila Rêgo

Rui Passos Rocha

Tiago Moreira Ramalho

Vasco M. Barreto

comentários recentes
Great post, Your article shows tells me you must h...
You’ve made some really good points there.I looked...
دردشة سعودي ون (http://www.saudione.org/) سعودي و...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
http://www.chat-palestine.com/ title="شات فلس...
شات فلسطين (http://www.chat-palestine.com/) دردشة ...
كلمات اغنية مين اثر عليك (http://firstlyrics.blogs...
o que me apetecia ter escrito. mas nao o faria mel...
good luck my bro you have Agraet website
resto 5resto ya 5waga
posts mais comentados
125 comentários
114 comentários
53 comentários
arquivo

Fevereiro 2013

Novembro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

links
subscrever feeds