Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

Revisão

Bruno Vieira Amaral, 23.07.10

Preâmbulo

 

A sociedade deve caminhar para o socialismo, mas tendo o cuidado de fazer intervalos a cada dez minutos para se refrescar. Assim que chegar ao socialismo, deve apanhar o 45 para o aeroporto. Atenção aos carteiristas!

 

Artº 1º - O país, à medida das possibilidades de cada um, deverá manter-se rectangular e parcialmente asfaltado;

 

Artº 2º - A saúde deverá ser tendencialmente gratuita, embora todos os cidadãos devam estar alertados para os elevados custos das doenças. Qualquer pessoa que se lesione com gravidade enquanto muda lâmpadas não receberá apoios monetários do Estado. Como forma de compensação, será disponibilizado um secretário de Estado para acompanhar a evolução do paciente, que em caso algum deverá enervar o representante oficial queixando-se da vida e comendo aperitivos;

 

Artº 3º - O despedimento com justa causa só é permitido às quintas-feiras e durante o horário de trabalho. Motivos para despedimento por justa causa: apresentar-se no local de trabalho sem cuecas (funcionários das Lojas do Cidadão); práticas sexuais com recurso a maquinaria pesada (apenas aplicável no sector da construção civil e da grande distribuição); insultar o patrão quando este está de costas (serralharias e pequeno comércio); assassinar colegas de trabalho (banca e indústria têxtil);

 

Artº 4º - A educação é um direito de todos. Pessoas sem habilitações equivalentes à antiga 4ª classe serão deportadas ou, as que aparentem perturbações mentais, condenadas a escrever romances.

 

Artº 5º - Qualquer cidadão tem o direito de circular livremente no país desde que munido de um gerador e de um baralho de cartas.

 

Artº 6º - O Estado é não-confessional, embora possa recorrer ocasionalmente ao serviço de bruxos, exorcistas e técnicos oficias de contas. Não serão permitidos nos edifícios públicos crucifixos e fotografias autografadas de Tony Carreira.

 

Artº 7º - Ao completar 18 anos, o cidadão tem direito a uma habitação de três assoalhadas ou de duas, caso se chame Isidoro.

 

Artº 8º - O Serviço Militar é obrigatório para cidadãos com mais de 2,20 metros. Os restantes podem optar por serviço comunitário ou por duas semanas de férias numa das Pousadas de Portugal.

 

Artº 9º - Os símbolos nacionais – o hino, a bandeira, a RTP e a selecção de hóquei em patins – devem ser respeitados. Quando na presença de Fátima Campos Ferreira (ex-Fátima Matos Lima, para que não pensem que são duas pessoas diferentes), o cidadão deve manter-se agachado enquanto imita um gnu.

 

Artº 10º O serviço público de televisão não pode ser extinto. Em caso de ameaça de destruição do país, Paula Moura Pinheiro e Fernando Mendes deverão ser encaminhados para um bunker com comida enlatada para dois anos e discos de Marvin Gaye.

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.