Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

Ainda Londres

Rui Passos Rocha, 23.08.11

Tony Blair escreveu um texto dizendo que o que aconteceu há dias em Londres e outras cidades britânicas não espelha um declínio moral da sociedade, como defende Cameron, mas sim a alienação, desafeição e maus comportamentos de jovens pertencentes a famílias disfuncionais. A solução, diz, não é aumentar as penas (direita) nem criar programas de reeducação social (esquerda), mas sim ir bairro a bairro, e casa a casa, perceber e resolver os problemas específicos.

A ideia não é propriamente nova; nem está assim tão distante daquela que ele atribui à esquerda. Suponho que o que ele dela critica é que pretenda socializar os jovens recorrendo a um mesmo plano para todos, como se os problemas fossem homogéneos. Mas não consta que esses programas de reeducação não sejam, na prática, maleáveis.

Por outro lado, a ideia pode perfeitamente funcionar. Significa que a sociedade reconhece a sua imperfeição e desigualdade, dando por isso outra oportunidade de inclusão aos mais desfavorecidos. Mas pode haver uma ponta solta: se esse incentivo à inclusão não for acompanhado por um desincentivo ao crime (aumentando as penas) talvez o efeito pretendido não seja conseguido.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.