Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

Gays, parvoíce e liberdade

Rui Passos Rocha, 29.08.11

Anda por aí gente incomodada com o boicote anunciado por uma catrefada de facebookeiros ao jornal Sol, na sequência de mais um daqueles textos do director José António Saraiva sobre a homossexualidade - que tanto o atormenta. (Outros ficaram indignados por a Tranquilidade ter cancelado uma exposição sobre a homossexualidade, mas tanto quanto sei não há ainda qualquer grupo do Facebook que apele ao boicote à seguradora.)

A reacção dos incomodados foi dizer que a máxima discordo do que dizes, mas lutarei até ao fim pelo teu direito de o dizeres (ou algo do género) está a ser desrespeitada por aqueles que apelam ao boicote. Ludwig Krippahl escreveu que tal apelo "é injusto para com as outras pessoas que lá escrevem e que não têm culpa do José António não ter coisa melhor para escrever. Além disso, o direito de se dizer o que se pensa serve precisamente para dizer o que incomoda os outros, porque para dizer o que não estorva ninguém não é preciso direito nenhum".

Não creio que isso esteja em causa. Tanto quanto sei ninguém apelou a que a ERC lançasse uma das suas epístolas ao Sol, nem se terá exigido o fim da comercialização do jornal. O que vejo é simplesmente uma iniciativa que pretende sinalizar que enquanto forem escritos editoriais contendo argumentos como os gays não deveriam casar porque não se lhes poderá chamar marido e mulher o jornal poderá sofrer nas vendas. E isso - a não ser que eu esteja a ver isto tudo mal - é um reflexo de liberdade.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.