Não há melhor sítio por onde começar
Meu caro,
Antes de mais, a dívida pública nacional não é de 278 mil milhões de euros. Isso será, quanto muito, a dívida externa bruta. A dívida das entidades públicas ronda os 160 mil milhões de euros. E a da Madeira não é de mil milhões. É seis, sete ou, eventualmente, oito vezes maior. É, é mais pequena. Mas de 0,3% para 5% da "culpa" (como se ela se medisse em rácios), ainda vai uma distância...
Por outro lado, essa é a mesmíssima situação das autarquias. Estão endividadas, mas o que são 6 mil milhões num bolo de 160 mil milhões? A educação é um sorvedouro, mas o que é uma despesa de 6,2 mil milhões num Estado que gasta mais 80 mil milhões por ano? E na saúde? Alguém pode dizer que 8,5 mil milhões (uns "10% da culpa...") não se justificam para salvar vidas (acerca disto, vejam este post genial)? Lamento, mas a "culpa" do nosso Estado gordo é feita de "culpazinhas" que têm nome.
Durante décadas, Jardim gastou o que tinha e o que o Continente lhe deu. O resto pediu emprestado, escondeu e não contou a ninguém. Personifica todos os problemas do nosso Estado, elevados a um cubo que só foi tolerado precisamente devido ao facto de controlar uma região pequena. Não, não é o culpado de todos os nossos males. Mas se queremos mudar as coisas, não conheço melhor sítio para começar.