Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

Mixed feelings

Priscila Rêgo, 29.09.11

Não gostei da estória dos prémios de melhor aluno cancelados à última da hora. Comunicar a coisa assim, com um anúncio na net, não se faz. Ainda para mais dois dias depois de os alunos terem sido formalmente chamados para receber o prémio. E com o requinte de maldade em cima do bolo: não recebem o prémio, mas podem decidir a quem dá-lo.

 

Por outro lado, também fiquei a pensar naquilo que o prémio é. Cerca de 500 euros dados aos melhores alunos do ano anterior, concedidos à laia de prémio de esforço. Pelo que sabemos da ligação entre resultados escolares e background familiar, são 500€ que param no bolso de meninos de boas famílias, e a quem certamente não falta quem os incentive a estudar. No fundo, mais uma medidinha - pequenina, irresistível, provavelmente ineficaz e certamente injusta.

 

Se não podemos cortar nisto, onde é que vamos cortar?

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Joao 30.09.2011

    Concordo que mais vale incentivos psicológicos como medalhas ou diplomas especiais do que dinheiro para jovens estudantes.

    Mas não é porque um incentivo para um menino que vem de "boas famílias" é injusto. Só faltava que os únicos incentivos que o estado dá é para pessoas que não são de "boas famílias"!

    E em especial porque esta lógica do "boas famílias" e resultados aplica-se numa estatística generalizada da população, e não nos casos específicos dos melhores alunos.
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.