Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

Economia para crianças

Priscila Rêgo, 24.11.11

Parece que um grupo de alunos abandonou uma aula do Gregory Mankiw em protesto contra a forma como a economia é ensinada no seu livro introdutório de economia. Há muitas queixas; uma, em particular, é a apresentação da economia de Adam Smith como sendo alegadamente mais fundamental do que a economia keynesiana.

 

Há algo de injusto na crítica. Qualquer professor tem de começar por algum lado, e os pressupostos da racionalidade e de mercados perfeitos, que estão subjacentes à microeconomia I que se aprende nos manuais, são building blocks importantes. Não é possível compreender a importância que a rigidez dos preços tem na vida das pessoas sem primeiro se perceber como funcionaria um mundo sem fricções deste género. A experiência também mostra outra coisa engraçada: aqueles que pensam ter transcendido os modelos mais básicos acabam, quase invariavelmente, por revelar que nem sequer os perceberam. 

 

Mas, apesar desta piecemeal approach me parecer pedagogicamente acertada, ela pode ser politicamente perigosa. Porque se vamos esperar três ou quatro anos de academia para explicar aos jovens que o mercado laboral não se ajusta tão rápido como o mercado de lentilhas, arriscamo-nos a criar, por cada mestrando de qualidade, uma horda de licenciados sem noção do mundo em que vive. E não queremos que as crianças se transformem em monstros só porque faltaram às últimas aulas do ano. 

 

Não sendo fácil resolver este dilema, o Robin Wells dá aqui algumas dicas que deveriam ser lidas por muito boa gente. Provide context, build trust, address distributional issues e adopt some humility são chavões demasiado gerais para os leitores perceberem o que está em causa, mas ter escrito um post inteirinho só para alertar para o texto do Robin revela bem a importância da coisa. Senhores professores de economia, façam lá o favor de ir ler aquilo.  

 

 

8 comentários

Comentar post