Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

100% de adesão nas Ciências Sociais

Vasco M. Barreto, 25.11.11

Já se sabe qual foi a adesão à Greve Geral de ontem? Ter a opinião pública refém das manipulações do Governo e dos sindicatos é um sinal de atraso. Só que é também um sinal da falta de imaginação e de iniciativa dos nossos cientistas sociais. A assinar documentos em defesa da dignidade do Trabalho e do Estado Social foram muito eficientes, mas não quando se trata de pensar e tentar soluções para obter em tempo real números credíveis sobre greves, para eventualmente defender a dignidade do trabalho e, em todo o caso, defender a verdade. Com tanto departamento, tantos académicos, tanto inquérito,  tanto projecto financiado, tanta tese por aí a ser feita, não há ninguém que veja num anúncio de greve geral uma excelente oportunidade para testar métodos de amostragem, das rudimentares contagens feitas pelos seguranças dos edifícios, à taxa de utilização dos computadores do escritório, passando pelo consumo de energia, etc.?

 

 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Vasco M. Barreto 25.11.2011

    O comentário não era sobre a "ausência de observação do consumo de energia". O post não ficaria menos ou mais relevanrte se não tivesse dado esse exemplo. O que eu queria era um método fiável aplicado por uma entidade menos comprometida com as greves do que os sindicatos e o governo. Apesar de dependerem de financiamento estatal, eu esperaria encontrar na academia quem tivesse interesse - pela ciência e pelo serviço público - em comparar diferentes formas de amostrar a adesão a uma greve geral. Pelos vistos, estou engando. Curiosamente, a notícia que cita só reforça a ideia de que do ponto de vista técnico há soluções. O que falta é outra coisa.
  • Sem imagem de perfil

    jj.amarante 25.11.2011

    Eu diria que custa muito admitir aos Portugueses que possa existir uma realidade independente da sua vontade, das conveniências da sua tribo/classe/partido ou talvez mesmo da vontade divina ou de um grande chefe. É também por isso que aparece um número excessivo de desvios nas várias contabilidades e tem sido sempre tão difícil adoptar procedimentos legais possibilitassem uma governação transparente. O iluminismo tem tido dificuldades por estas bandas.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.