Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

Austrianismozinho

Tiago Moreira Ramalho, 28.11.11

O ambiente intelectual numa universidade de espírito libertário é tão irrespirável como o das universidades de matriz socialista. A juventude, essa coisa maravilhosa dos livros, tem uma capacidade fenomenal para a irracionalidade e para o fanatismo.

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Miguel Madeira 29.11.2011

    "Há austríacos que não são libertários"

    Duvido - até porque alguém que usasse a metodologia "austríaca" para chegar a conclusões não-liberais seria praticamente indistinguível de um "novo keynesiano"
  • Sem imagem de perfil

    Luís Lavoura 29.11.2011

    Quando vivi nos EUA conheci um membro (militante) do Partido Libertário. Era um nudista, e uma vez chegou ao trabalho tarde dizendo que tinha ido doar esperma.
    Creio que a maior parte dos economistas austríacos não são libertários, pelo menos na sua prática diária, neste sentido. São libertários apenas em matérias económicas.
  • Sem imagem de perfil

    Miguel Madeira 29.11.2011

    Penso que ser "libertário" apenas implica ser contra leis restringindo o nudismo e a doação de esperma, não tendo nada a ver com o que as pessoas fazem ou deixam de fazer na sua vida privada.

    Mas, pensando melhor, acho que o LL tem razão - eu estava pensando apenas na parte económica, mas é possivel concordar com a doutrina económica austríaca sem ser, politicamente, liberal/libertário.

    Até me ocorrem alguns exemplos, como o blogger "Mencius Moldbug" (http://unqualified-reservations.blogspot.com/), que penso combinar a teoria económica austríaca com uma cosmovisão global de extrema-direita.

    Mesmo o chamado "peleolibertarianismo" (Rothbard/Rockwell/Ron Paul/Hans-Hermann Hoppe), que é a facção libertária mais dominada pela escola austríaca, teve uma fase muito conservadora (basicamente os anos 90), ao ponto de, penso, alguns libertários os terem, mais ou menos, deixado de os incluir no grupo (um texto exemplar dessa fase - http://www.lewrockwell.com/rothbard/ir/Ch5.html)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.