Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

Quão liberais eles são

Rui Passos Rocha, 09.04.12

Como não costumo ler bloggers liberais de ano bissexto, não acompanhei como reagiram os insurgentes e demais americaneiros à proibição das pensões antecipadas. Mas imagino os bocejos: apesar de poucos trabalharem fora da zona de conforto da administração pública, raros terão sido contratados pelo Estado há menos de sete anos, o prazo limite da proibição. Afagados pelo cobertor do Estado ou, porque se trata de empreendedores de alto nível, contratados para esporádicos ajustes directos, não foi para eles que se trilhou o caminho desta servidão. Estes burgueses à portuguesa vão continuar a poder reformar-se quando acharem melhor. Farão os seus cálculos, verão os prós e contras dos incentivos do sumo patrão, e tomarão a sua livre e pessoal decisão, que em nada afectará os outros como deve ser numa sociedade aberta. Assim como assim, que outros tenham de amochar perante a proibição (ó palavra mil vezes maldita em tempos esquerdalhos) do governo não lhes diz respeito. Na sociedade livre cada um olha e pensa por si; excepto, claro, quando não é um suposto liberal quem esgana o leme.

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    RPR 10.04.2012

    Não me dirigi especificamente aos bloggers do Insurgente. Dirigi-me aos "liberais" de entre eles e aos outros "liberais" que por aí escrevem. Parte significativa deles trabalhará directa ou indirectamente para o Estado. Mas não fiz cálculos.
  • Sem imagem de perfil

    LA-C 11.04.2012

    "Parte significativa deles trabalhará directa ou indirectamente para o Estado."

    Naturalmente. Quando a despesa pública representa 50% do PIB, não vejo como é possível que alguém deixe de trabalhar para o Estado. Mas, realmente, custa-me perceber como é que isso retira autoridade moral a quem quer que seja.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.