Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

A estupidez da Economia

Tiago Moreira Ramalho, 18.05.10

A estação de televisão independente, num surto saberá Deus de quê, alembrou-se de criar um programa de «combate de blogues». Parece-me, a mim, observador desatento e menos que esporádico, que é uma espécie de coisa que segue de uns programinhas que houve há uns meses e que eram, basicamente, filmados no corredor da máquina de chocolates lá de Carnaxide, ou Queluz, ou o catano.

Fundamentalmente, esta edição que me proponho a tratar, pois não sou pessoa de tratar problemas gerais, mas apenas especificidades, foi sobre o tema da economia e contou, segurem-se, com Marta Rebelo, Filipa Martins, Rodrigo Moita de Deus e Tomás Vasques. As pessoas indicadas, obviamente, por serem conhecidas as suas contribuições para os avanços da ciência económica e outras. Por muito apreço que a pessoa de bem possa – ou não – ter pelo conjunto – ou partes – a verdade, leitor, verdade que me custa dizer-lhe, pois sou essencialmente amiguista e lambe-botista – o que dá jeito com um ou outra deste amontoado de carbono – a verdade, dizia eu, é que passei umas partes – as necessárias para poder fazer pouco agora – e consegui cansar-me com os «estrangulamentos financeiros», os «ditados do eurogrupo» e as «trepadeiras» da douta multidão. Cansado, como eu, mas não tanto, supõe-se, Tomás Vasques solta um: «o problema é muito mais complexo que» e completa – com o quê, apenas ele, os presentes e os que se deram ao trabalho de ver a coisa de fio a pavio poderão saber.

Só dá pena que não seja convidada a boa blogosfera para estes programas. E a boa blogosfera é aquela que lhe dá sentido: é a blogosfera independente e, mais importante, inteligente. Ora, no grupo, apesar de haver um ou outro inteligente, independente, não havia nenhum. Quem sabe se não será mesmo por isso que lá estão. Bons recibos, boas audiências e que prossiga a coisa, que eu cá me fico a ler-vos, quando calhar.

 

P.S.: O Nuno Ramos de Almeida, que escreve ali naquele sítio, veio, com muita razão, comentar aqui este post alertando-me para - calma lá - o facto de ele estar no programa, noutros dias, além do Miguel Morgado e da Ana Costa. Ora, como parece óbvio, eu não sabia - nunca tinha assistido ao programa. No entanto, ó Nuno, esta coisa era para exagerar. Quero dizer, eu sou fundamentalmente inconsequente e, confesso, exageradinho, pelo que se me levas muito a sério, desencadearás todo um conjunto complexo de explicações detalhadas do que é conteúdo e do que é forma nestas coisas que escrevo. E nenhum de nós, dado que somos agentes racionais, quer isso.

9 comentários

Comentar post