Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

A Douta Ignorância

Política, Economia, Literatura, Ciência, Actualidade

O respeitoso aproveitamento do morto

Tiago Moreira Ramalho, 21.06.10

A decisão de Cavaco Silva em ficar nos Açores, com a família, no dia do funeral de José Saramago não interessa a absolutamente ninguém a não ser a quem, tão respeitosamente, se aproveita da morte de um homem para fazer baixa campanha política. A partir do momento em que as obrigações institucionais no que respeita à representação estão cumpridas, nada mais pode ser exigido. Muito menos respeito. A verdade é que ao longo dos últimos anos, seja justa ou injustamente, José Saramago desferiu terríveis ataques a Cavaco Silva – há um particularmente inspirado sobre o doutoramento Honoris Causa atribuído pela Universidade de Goa. Cavaco Silva, ao estar presente, abdicaria da própria honra e dignidade. Um Presidente, por ser Presidente, não tem de gostar de tudo ou de todos. Muito menos daqueles que não gostam dele.

3 comentários

  • Não sei se vale a pena responder ao seu comentário, pois dado que olha de um jeito tão científico para a questão, qualquer discussão afigura-se-me inútil (até dói repetir e tal...), mas a verdade é que (i) o Presidente da República cumpriu todas as suas obrigações institucionais e (ii) é uma pulhice usar a morte de Saramago para fazer campanha política. Não há nada que obrigue o Presidente da República a ir em pessoa ao funeral de quem quer que seja. É de bom tom que a Presidência da República esteja representada e, efectivamente, estava. Eu, que admiro a obra de Saramago, no lugar de Cavaco Silva teria feito precisamente o mesmo.
  • Sem imagem de perfil

    Miguel 21.06.2010

    1) eu nao faco campanha politica, apenas comento num blogue.

    2) ja' tinha admitido que o Presidente tera' cumprido as suas obrigacoes formais.

    3) simplesmente, noto e tiro as minhas conclusoes acerca de um Presidente que nao sente ser necessario estar presente
    pessoalmente no funeral de um grande escritor, mas recebe a seleccao de futebol antes do Euro 08 numa cerimonia oficial.

    Quanto 'a pretensa cientificidade do meu olhar, essa e' para rir --- o que e' sempre uma boa terapia
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.